Capa JL em capas Laguna

Ponte Anita Garibaldi – Consórcio inicia trabalhos para construir vão estaiado

OBRAS GANHAM VISITA DE INSPEÇÃO DA CÂMARA FEDERAL

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do consórcio Ponte de Laguna (Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase) iniciou nesta semana, a construção do conjunto de pilares para construção do vão estaiado da ponte para travessia do Canal de Laranjeiras. A construção é toda feita sobre balsa, no leito da lagoa Santo Antônio. O consórcio está instalando as camisas metálicas, cilindros que vão comportar a ferragem entrelaçada e o concreto usinado para dar forma ao pilar. Todo o processo está sendo feito sobre uma balsa-ilha, embarcação que permanece ancorada durante a construção. As balsas de serviço fazem a movimentação entre o canteiro central e as frentes de obra, pela lagoa. Nelas são transportadas as peças de construção, como camisas, ferragens e concreto, bem como trabalhadores e combustível para reabastecimento. Depois da instalação das camisas metálicas no leito, o consórcio vai iniciar a escavação para preenchimento com a ferragem e concreto, para formar o pilar. Em paralelo, o consórcio Ponte de Laguna mantém trabalhos no segundo conjunto de pilares no leito, próximos da cabeceira Norte, em Cabeçuda. Em ritmo acelerado, trabalhadores preparam os outros vinte pilares em terreno seco, com trabalhos de construção na estrutura vertical e nas travessas para instalação de vigas, para dar formato as pistas da BR-101 Sul.

A  ponte – Tanto em terra quanto no leito da lagoa, os trabalhos de construção de um pilar começam com a instalação das camisas metálicas (cilindros metálicos) em posição vertical. Depois é instalada no topo do cilindro perfuratriz para escavar a rocha e abrir caminho para a colocação das ferragens e concretagem dos pilares. Todo o sedimento é retirado por pressão, sendo tratado antes do descarte. A instalação das camisas metálicas e da perfuratriz é feita por guindastes de grande porte, necessários devido às dimensões da obra. Ao todo, estão concluídos 26 apoios (estacas) armados e concretados, 22 pilares erguidos, 14 consoles armados e concretados e uma travessa para instalação de vigas concluída. A instalação e manutenção do canteiro de obras e alojamentos já atingiu 65% de conclusão e a mobilização de equipamentos atingiu 50% do necessário para a obra. A ponte para travessia do Canal de Laranjeiras terá 2830 metros de comprimento, com 52 vãos, onde serão instaladas 134 estacas para construção dos pilares de sustentação, formados pela junção de camisas metálicas para a escavação e preenchimento com concreto. As obras na ponte ocorrem em paralelo a trabalhos executados no Canteiro Central, onde trabalhadores realizam a armação da ferragem que será utilizada na construção dos pilares em terra firme, no km 314 da BR-101 Sul/SC, em Cabeçuda. Dos 52 vãos, 47 terão cinquenta metros de comprimento e dois terão sessenta metros de comprimento.

Inspeção Ponte

Reunião andamento das obras

Dois vãos estaiados terão cem metros entre pilares e o vão entre os mastros terá 200 metros. Os dois mastros que sustentarão os cabos de aço terão 71 metros de altura. Para formar as pistas de tráfego, serão encaixadas 720 aduelas premoldadas, feitas no canteiro central e levadas de balsa até a frente de obras. Dessas, 616 aduelas serão instaladas no trecho corrente e outras 104 instaladas no segmento estaiado. A ponte sobre o Canal de Laranjeiras terá duas pistas, com duas faixas de rolagem cada. As pistas terão dimensões diferenciadas, sendo que no trecho corrente, cada pista terá 24,10 metros de largura e no trecho estaiado, 26,30 metros. Os acostamentos terão três metros de largura.

Balsas ao invés de caminhões – Diferentemente das demais obras de arte especiais (OAEs) construídas ou em construção na duplicação da BR-101 Sul/SC, onde os caminhões imperavam no transporte de matérias primas, estruturas e equipamentos, na construção da ponte para transposição do Canal de Laranjeiras, outro meio de transporte será empregado em larga escala. As balsas serão os caminhões da lagoa, utilizadas para carga de equipamentos, partes da ponte e trabalhadores. Todos os materiais usados na instalação das camisas metálicas, instalação da ferragem e concretagem do pilar seguem por balsas entre o canteiro central até a frente de obras. Ao todo, serão utilizadas cerca de 25 balsas, sendo que duas estão em atividade em Laguna. Pelas dimensões das embarcações, o transporte por terra foi impossibilitado, sendo feito por mar, sendo separadas por partes, que estão sendo montadas no Terminal Pesqueiro de Laguna.

Motoristas e pedestres devem redobrar cautela – Tanto motoristas quanto pedestres que circulam pelo trecho de obras entre o km 313 ao km 314 devem atentar a movimentação de equipamentos e trabalhadores nas obras de construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras. A frente de obras está toda cercada por tapumes, para evitar que pessoas não autorizadas possam acessar os trabalhos, se expondo a riscos desnecessários. O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitam aos motoristas que não parem para visualizar a obra nem para produção fotográfica entre o km 312 ao km 315, segmento de pista simples que fica no entorno da obra. A parada no acostamento de pista ou sobre o desvio lateral expõe todos os usuários ao risco de acidentes. No trecho há sinalização vertical indicando a manutenção da velocidade de 60 km/h. Segundo a PRF, há registro de veículos que reduzem a velocidade e mesmo param nos bordos da rodovia para avistar a lagoa, reduzindo a movimentação de veículos. Para a população lindeira é preciso atentar aos cuidados necessários para cruzar as faixas de rolagem construídas no desvio. Há dois pontos para travessia de pedestres identificados que devem ser respeitados. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas dentro da frente de obras. Atenção redobrada também a movimentação de trabalhadores e equipamentos na rua Dr. Paulo Carneiro, em Cabeçuda, lindeira aos trabalhos. Toda a movimentação de obras é acompanhada por técnicos do consórcio Camargo Correa-Aterpa/M.Martin-Construbase.
OBRAS GANHAM VISITA DE INSPEÇÃO DA CÂMARA FEDERAL
Representada por seu presidente, deputado Edinho Bez (PMDB), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara dos Deputados, na última terça-feira (2) promoveu uma visita de inspeção à ponte Anita Garibaldi, em nossa cidade, ocasião em que constatou que o consórcio responsável está cumprindo com as exigências técnicas e trabalhistas referentes à construção. Em companhia dos prefeitos Everaldo dos Santos, de Laguna e Antonio Honorato Filho, de Pescaria Brava, e alguns secretários municipais, vereadores, assessores e do presidente da Codesc, Miguel Ximenes de Mello Filho, Edinho foi recebido pelo superintendente João José dos Santos e técnicos do Dnit/SC e pelos representantes do Consórcio Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins/Construbase que, com a presença da imprensa regional apresentaram o desenvolvimento de toda a obra e a forma como são tratados os seus trabalhadores, que dispõem de alojamentos com ar condicionado e banheiros privativos e uma alimentação balanceada, controlada por nutricionistas, além de áreas recreativas e esportivas. Acompanhando toda a movimentação, o presidente Arnaldo Camargo de Freitas, do Sintraprav-SC – Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de SC, que praticamente corroborou com tudo que foi dito sobre o bom atendimento e a assistência dispensada aos trabalhadores pelo Consórcio. “A infraestrutura empregada neste projeto e o tratamento dispensado aos colaboradores me impressionaram. Saio daqui com a certeza que não haverá mais paralisações, pois ambas as partes estão cumprindo o que foi acordado em assembléia”, disse o deputado Edinho Bez. Mesmo sabendo que o prazo contratual para encerrar a obra é maio de 2015, Bez perguntou se há alguma possibilidade de ser finalizada antes, ainda que não oficialmente, ouviu que pode acontecer em dezembro de 2014. O prefeito Everaldo dos Santos, aproveitou a oportunidade, agradeceu a presença de todos e reivindicou ao superintendente do Dnit/SC, João José dos Santos, para que seja feita a pista lateral a partir do trevo de Laguna, no sentido norte praticamente o único trecho sem aquela alternativa na região, recebendo a informação de que o projeto prevê pista desejada. De qualquer forma Everaldo disse que irá procurar o novo ministro dos Transportes, César Borges, para que os lagunenses não sejam prejudicados e a exemplo de outras cidades na região, ganhe via lateral, hoje só existente no lado esquerdo da rodovia. O prefeito Everaldo ainda pediu ao Dnit para que o pavimento no trecho de Bentos seja revisto, já que em dias de chuva tem ocorrido muitos acidentes em face do acúmulo de água na pista. O chefe do executivo lagunense ainda questionou os tais recursos de compensação ambiental que, inexplicavelmente em vez de serem aplicados na recuperação do Complexo Lagunar, por decisão do Ibama teriam ido para a serra. Já o prefeito Antonio Honorato Filho, por sua vez, pediu ao Dnit para que dê solução ao gargalo que a obra tem criado junto ao trevo no Km 37 e em Laranjeiras. Em seguida os participantes foram recepcionados com um almoço no alojamento e depois, acompanhados dos dirigentes do consórcio visitaram todo o canteiro. Pelo consórcio estavam presentes os engenheiros José Alencar Borowski, Luiz Zanin, Jorge Yazbek, Mauro Castro e Gustavo da Costa Marques.

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