Capa Laguna Política Turismo

Prefeito Everaldo dos Santos esteve reunido com a presidente do Iphan

O prefeito Everaldo dos Santos esteve reunido na tarde de quarta-feira (9), em Brasília, com a presidente nacional do Iphan, Jurema Machado, para garantir a vinda de recursos para a cidade. Na ocasião, os gestores discutiram sobre o Pac das Cidades Históricas, o apoio no trâmite do recurso do Mercado Público do BNDES e o projeto Parque Municipal Pedra do Frade, realizado pelo arquiteto Victor Cezar Fagundes. O chefe do poder executivo do município está confiante com o resultado das reuniões. “A visita foi para ressaltar o compromisso do governo federal perante aos projetos de nossa cidade. Estamos confiantes que teremos um bom resultado através dessa parceria”, conta o prefeito Everaldo dos Santos. Também estiveram presentes na reunião, o deputado federal Edinho Bez e o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Leonardo Pascoal.

 

Mercado Público
A revitalização do prédio está avaliada em mais de R$ 3,7 milhões, valor investido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), com prazo de dois anos para ser concluída. O espaço concentra valores simbólicos e econômicos, tendo sido parte da história do município. Hoje, o mercado está comprometido pelas condições físicas e de instalação, sendo interditado pelo Ministério Público Federal.

 

Pac das Cidades Históricas
Até o mês de junho, os técnicos da Secretaria de Planejamento Urbano devem concluir os ajustes dos projetos de restauração dos prédios beneficiados pelo Pac das Cidades Históricas, do Governo Federal. Após esta etapa serão iniciadas os processos licitatórios conforme liberação. Nesta sexta-feira, dia 11, o diretor do Pac Cidades Históricas, Robson Antônio de Almeida, vai estar no gabinete do prefeito Everaldo dos Santos para discutir sobre os projetos do PAC em Laguna. Nos próximos três anos, o PAC Cidades Históricas vai destinar aproximadamente R$ 18 milhões para Laguna. O anúncio foi realizado em agosto de 2013 pela presidente Dilma Roussef, no encontro dos municípios históricos em São João Del Rey, Minas Gerais. O prefeito Everaldo dos Santos e o presidente da Fundação Lagunense de Cultura Leonardo Pascoal estiveram na solenidade. “Fato marcante para o nosso centro histórico. Quem investe em cultura, investe no futuro”, declarou o prefeito. Após os projetos serem elaborados, os mesmos, são encaminhados para o Iphan e a Caixa Econômica. Em alguns casos, engenheiros e arquitetos da Associação dos Municípios da Região Lagunar (Amurel) estão auxiliando em projetos complementares, como no caso, do Clube Congresso e Casa de Anita.

 

Os projetos contemplados
Requalificação Urbanística do Centro Histórico – 1ª Etapa – rua Raulino Horn e Largo do Rosário, Etapa final da restauração do casarão do Clube União Operária, da Casa de Anita Garibaldi, do sobrado da Sociedade Musical Carlos Gomes, da Casa Candemil, da antiga subestação de energia,do casarão do Clube Congresso Lagunense, da Antiga Estação Ferroviária e do casarão do Clube Blondin.

Deixe seu comentário