Gabriela Pedroso

Quem muda quem?

Os comportamentos não se repetem para sempre. Ontem mesmo eu li uma frase do Bill Gates que me fez pensar mais sobre isso: “As pessoas superestimam as mudanças que acontecerão nos próximos 2 anos e subestimam as mudanças que acontecerão nos próximos 10”. Ou seja… não fazemos ideia realmente de como o mundo se transforma. E com o mundo se transformando, mudam também as pessoas e o modo como elas agem e reagem. Não da noite para o dia. Mas também não demora tanto quanto imaginamos. E uma das questões mais intrigantes é: As pessoas mudam porque o mundo muda, ou o mundo muda porque as pessoas mudam?
Ok, pode ser intrigante… mas será que é relevante? Na minha opinião depende. Isso me lembra muito aquela pergunta: Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? A resposta não é importante em termos práticos, mas sabemos que um não existe sem o outro. Vejamos: por que usamos whatsapp? Será que é simplesmente porque o aplicativo existe? Na verdade não: o whatsapp foi criado exatamente porque os jovens já se comunicavam muito mais por SMS do que por ligações. Mas e se o SMS nunca tivesse sido criado? Bom, sinceramente eu poderia chegar nos primórdios da raça humana, até a descoberta do fogo ou a invenção da roda com esse raciocínio, e é por isso que estou dizendo que a questão primordial não é descobrir quem veio primeiro, mas sim prever e entender as próximas ondas de mudança.
Talvez você ache isso uma besteira ou que não tem nada a ver com você, mas pense comigo: Como você se comportava aos 15 anos de idade? Você fazia as mesmas coisas e pensava da mesma forma que os seus pais quando tinham essa idade? O que mudou nesse tempo? E os jovens de 15 anos hoje? E daqui a 15 anos? Os comportamentos não se repetem para sempre… e isso significa que não adianta tentarmos reconhecer os nossos próprios padrões em uma geração completamente diferente da nossa. E isso também significa que não adianta tentarmos prever como será a nossa vida daqui a 10 anos com base no que vemos acontecer ao nosso redor hoje. O mundo vai mudar você. E você vai mudar o mundo. Não necessariamente nessa ordem…apenas inevitavelmente.

Gabriela Besen Pedroso – www.gabrielapedroso.com.br

Deixe seu comentário