Cultura

Revisitar Laguna: UFSC promove seminário

Evento focalizando a história e patrimônio negro de Laguna e que reunirá conhecidos historiadores para a apresentação dos trabalhos sobre a terra de Anita, amanhã (12) e domingo (13), acontecerá aqui o seminário “REVISITAR LAGUNA”, em promoção da UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina, com organização de Beatriz Gallotti Mamigonian e Thiago Juliano Sayão. Aberta ao público, durante os dois dias, a programação será desenvolvida no Clube União Operária.

Programação
Amanhã (12)
14h Abertura – Beatriz Mamigonian e Thiago Sayão
Mesa 1: Conquista e colonização no litoral sul
A Terra dos Patos: Considerações sobre a história e a cartografia do litoral sul de Santa Catarina (1519-1640) – Tiago Kramer de Oliveira (UFSC)
Comentários de Fábio Kühn e Martha Hameister (UFPR)
Elites locais em uma vila meridional: o caso de capitão-mor João Rodrigues Prates e seus descendentes (Laguna, século XVIII) – Fábio Kühn (UFRGS) Comentários de Martha Hameister (UFPR) e Tiago Kramer de Oliveira
16h Mesa 2: Tráfico e escravidão no sul de Santa Catarina
O comércio de escravos para Laguna no século XIX – André Fernandes dos Passos
Comentários de Tiago Kramer de Oliveira e Fábio Kühn
Os netos de Joana: a luta contra a (re)escravização em Santiago da Pescaria Brava e a precariedade da liberdade no Atlântico oitocentista – Beatriz Mamigonian (UFSC)
Comentários de Paulo Staudt Moreira (UNISINOS)
Domingo (13)
10h Mesa 3: Cultura material e cotidiano
Canoas e tachos: a cultura material do litoral sul (Laguna, século XIX) – Thiago Sayão (UFSC)
Comentários de Paulo Staudt Moreira (UNISINOS)
O cotidiano durante a República Juliana – Gustavo Marangoni Costa
Comentários de André Fernandes dos Passos
14h Mesa 4: Laguna no pós-abolição
A socialização do escravo em tempos de transição à liberdade: Júlia Chrispina do Nascimento, mulher negra e professora (Laguna, SC, 1884-1947) – Maria Augusta Geremias do Nascimento
Comentários de Beatriz Mamigonian e Thiago Sayão
Mulatos e Pretos em Laguna: Identidades e Identificações em Sociedades Recreativas de Afrodescendentes no Sul Catarinense (1903-1950) – Júlio César da Rosa (UNISINOS)
Comentários de Thiago Sayão e Paulo Staudt Moreira
16h Roteiro histórico: A presença africana e afrodescendente em Laguna

 

Thiago Juliano Sayão

thiago-sayao Pós-doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGHST) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista PNPD/CAPES. Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em História Cultural pela UFSC. Bacharel e licenciado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Vinculado à Linha de Pesquisa: Trabalho, Sociedade e Cultura e ao Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura, do PPGHST da UFSC. Possui experiência em pesquisa e ensino, atuando, principalmente, com os seguintes temas/conceitos: cultura visual e material; cultura popular e folclore; identidade/identificação. É um dos maiores entendidos em pesquisa que envolve o associativismo étnico-racial e de classe na Laguna, e o acervo do Arquivo Histórico Municipal de Laguna.

Beatriz Gallotti Mamigonian

beatriz-gallotti-mamigonianBacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestre e doutora em História pela University of Waterloo, Canadá (1995 e 2002). É professora (nível associado III) do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina e integra o Programa de Pós-Graduação em História da mesma universidade. Foi professora visitante na Michigan State University (2008). Realizou estágios pós-doutorais na UNICAMP (2008-2009) e na USP (2014-2015), este último com estadia na Universidade de Michigan, Ann Arbor. Suas áreas de ensino e pesquisa são: História do Brasil (Colônia e Império) e História Moderna e Contemporânea (História da diáspora africana e da escravidão na era moderna, História Social do Direito)

Deixe seu comentário