Contraponto

Safra de arroz em Laguna

Tortura, perseguições e prisões políticas

Laudos que comprovam tortura e morte de presos políticos catarinenses e detalhes sobre os crimes praticados durante a ditadura militar em Santa Catarina, estão abertos para consulta pública na Udesc, em nossa capital. É que foi tudo doado a conhecida instituição pelo coletivo Memória, Verdade e Justiça, ou simplesmente “Acervo da Ditadura”. A lembrar que, aqui, como em outras outras cidades da região, entre as lideranças de destaque, foi preso Francisco de Assis Soares, exatamente no dia 8 de abril de 1964 e assim ficando até 22 de maio. Então enfermeiro do posto de Saúde, ali da Carioca, aliás atendendo a “todo mundo”, sempre com carinho e atenção, foi acusado de pertencer ao “grupo dos 11”. Mais tarde foi eleito prefeito com mais de 70% dos votos. E também foi presidente, quando quis, da Sociedade Recreativa 3 de Maio, onde fez importantes gestões. Falecido em 1999, tem o seu nome em conjunto habitacional ali próximo ao Posto do Binha. Pra fechar: de 1964 a 1988, pelo menos, 698 pessoas foram presas em Santa Catarina, algumas delas, como Assis Soares, de nossa cidade.

 

Eleições para diretores de escolas

A partir de 1º de agosto, estarão abertas as inscrições para candidatos ao cargo de direção de escolas da rede estadual, com apresentação dos planos de gestão escolar, com diagnóstico de pontos fortes e fragilidades da unidade e propostas de metas, estratégias e ações para melhoria e desenvolvimento da escola. Na regional daqui estão sendo convocadas eleições para a direção de cinco escolas: de Garopaba, Imaruí, Imbituba (uma cada) e Laguna, com duas, CEAL e Comendador Rocha.

 

Rede de Vizinhos

Mais um bairro, Mato Alto, aderiu ao programa Rede de Vizinhos, da Polícia Militar de Santa Catarina, na área de circunscrição do 28 Batalhão da PM, com parceria firmada no Conjunto Habitacional Mato Alto. O objetivo, metodologia, benefícios e dúvidas para implantação na comunidade foram esclarecidos pelos responsáveis pelo programa na área do 28º BPM, major Peterson do Livramento e cabo Evandro dos Passos Farias. O município de Laguna conta com sete bairros dentro do programa, com a meta do comandante do 28º BPM, tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes, sendo a de implantar o Rede de Vizinhos em todas as comunidades. “Uma sociedade mais segura é construída com a participação de todos, e esta iniciativa da comunidade, fortalece o vínculo entre os moradores e a instituição Polícia Militar”, enfatiza o tenente-coronel Jefer. As comunidades interessadas em efetivar a criação do grupo podem entrar em contato com o major Peterson do Livramento ou com o cabo Evandro dos Passos Farias, por meio do telefone (48) 3647-7955, das 12h às 19h.

 

Imprensa e Maçonaria

Confirmadas para o próximo dia 27, em nossa cidade, as solenidades que marcarão mais uma vez a fundação do primeiro jornal de Santa Catarina, O Catharinense, por Jerônimo Coelho, que também fundou a Maçonaria em Santa Catarina. Além de alocuções do presidente Ademir Arnon de Oliveira, da Associação Catarinense de Imprensa e de representante das Lojas Maçônicas da cidade, outras atividades estão sendo programadas e conhecidas nesta sexta-feira. O movimento da imprensa e da Maçonaria integra a programação de aniversário de Laguna.

 

Projeto da Amurel

O diretor executivo da Amurel, Celso Heidemann, esta semana veio à Laguna para entregar ao prefeito Candemil, o projeto básico de pavimentação da rua Júlia Nascimento, entre o centro e o Mar Grosso, medindo 3.231 metros, com um custo total de R$ 615.000,00.

 

1ª FERMAIS

Laguna sediará dias 13,14 e 15 de outubro, a 1ª FERMAIS-Feira de Negócios Imobiliários, reunindo construtoras, proprietários de Loteamentos, fabricantes e distribuidores de móveis e empresas de crédito, entre outras atividades do setor. Sabe-se que mais de dez empresas já confirmaram presença, o que antecipa o sucesso da promoção. À frente da organização do evento, o conhecido corretor de imóveis, Isac Lopes.

 

Bazar de mercadorias doadas pela Receita

Amanhã (15) e domingo (16), das 8 às 18h, na sala oito do Centro Administrativo Hindemburgo Moreira (onde funcionam escolas, a ADR e o Sambódromo), será realizado um bazar com mercadorias apreendidas e doadas pela Receita Federal à ACUSTRA-Associação Cultural, Social e Terapêutica da Região da Amurel. Entre os itens, brinquedos, artigos de pesca, eletro eletrônicos, vestuário, perfumes e cosméticos. As compras podem ser pagas em dinheiro ou no cartão. As vendas só serão feitas para pessoas físicas (não pode ser em nome de empresa), maiores de 18 anos, munidas com CPF ou CNH.

Sobre a entidade

A ACUSTRA é uma organização não governamental sem fins lucrativos. Tem como missão atender crianças, especialmente filhos de presidiários.

 

 Safra de arroz em Laguna

A safra de arroz de 2017 em Laguna, teve crescimento em relação a colheita passada, conforme informação do escritório local da Epagri-Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural. Com quatro produtores, em área plantada de 580 ha.,foram colhidos 590 sacos de grão, o que representa 29,5 toneladas. Só para se ter uma ideia, Joinville registrou colheita de 20 toneladas.

 

Rock Laguna 30 anos

Definida para os dias 19 e 20 de janeiro de 2018, a edição especial do Rock Laguna, 30 anos depois do grande sucesso que foi nos anos 80. A etapa do próximo verão contará com 30 atrações, entre bandas da época que ainda hoje estão aí firmes e fortes, e as que, agora, ponteiam todas as baladas. O “jingle” do grande evento já foi gravado em São Paulo, por Bee Scott.

Deixe seu comentário