Contraponto

Salvamento de baleia coloca Laguna na Globo

Orgulho lagunense em São Paulo

O jovem músico lagunense Arthur da Silva Rita (primeiro a partir da direita), filho de Maria Aparecida e Ronaldo da Silva Rita, e residindo há algum tempo em São Paulo, na terça-feira, 16, integrando orquestra formada por músicos da capital paulista, participou do Prudential Concerts 2018, cuja turnê começou em junho, em Brasília, passando depois por Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e encerrando-se naquele dia, no Teatro Renault, em São Paulo, fez vários solos e no espetáculo foi apresentado ao público, pelo maestro Carlos Prazeres. O projeto que nesta edição homenageava os 60 anos da Bossa Nova, foi finalizado com chave de ouro. Acompanhados por uma orquestra formada por músicos locais, como Arthur, regida por Carlos Prazeres, os convidados da noite, Milton Nascimento e Maria Gadú, subiram ao palco juntos, numa performance exclusiva e arrebatadora.

A lembrar que a dinâmica do Prudential Concerts permite que o público aprecie a música clássica no início das apresentações e ainda aproveite na segunda parte, as interpretações inéditas dos cantores convidados na segunda parte do concerto. No repertório, Prazeres passeou por composições de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, entre outros.

 

 

Evento Sesc Reúne

Abordando assuntos como empreendedorismo e inovação, a turismóloga e especialista em comunicação nas Organizações, facilitadora Edyara Silveira, do Sesc, ontem, 18, reuniu um bom público no Cine Mussi, onde também foram apresentados os serviços, projetos, ações e atividades oferecidas pelo SESC de Laguna.

 

 

Conselho gestor da APA da Baleia Franca

Órgãos governamentais, organizações não-governamentais (ONGs) ambientalistas com atuação comprovada na região da APA da Baleia Franca e organizações de usuários de recursos em toda a área, estão sendo convidados a se manifestarem, por meio de ofício de requerimento e documentação, que deverão ser enviados até o próximo dia 30, para a APA da Baleia Franca, avenida Santa Catarina, 1465, bairro Paes Leme, CEP 88780.000, Imbituba, sobre o interesse em participar do processo de eleição. Outras informações estão no http://www.icmbio.gov.br/apabaleiafranca/destaques.html ou pelo fone (48)3255.6710.

 

 

Turismo cresce 11,7%

De acordo com pesquisa do IBGE, em agosto o setor turístico catarinense registrou  crescimento na ordem de 11,7%, se comparado ao mesmo período em 2017. No Brasil, o índice teve alta de 9,9%.

 

 

A Redescoberta do Hotel Rio Branco

Os tapumes entre as ruas Gustavo Richard, Barão do Rio Branco e Raulino Horn, estão com os dias contados. As obras de restauração e reconstrução do edifício conhecido como Antigo Hotel Rio Branco seguem a todo vapor e em breve o cenário do centro histórico de Laguna estará completo novamente.

“Temos alguns meses de obras pela frente, mas cada dia é uma nova descoberta, pois estamos vendo os sistemas construtivos antigos e materiais primitivos que nos levam a pensar sobre os costumes daquela época”, explica a arquiteta Thais Corrêa, uma das responsáveis pela obra.

A fachada com frente para a Rua Raulino Horn, que tem características arquitetônicas luso-brasileiras foi construída no início do século XIX. Já o lado oposto do sobrado geminado, com frente para a rua Gustavo Richard, foi erguido no final do século XIX, com características do ecletismo. Esta particularidade é o que torna a construção tão única e sua restauração um processo tão delicado e interessante, quanto importante para o centro da cidade, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Os andaimes erguidos e o entra e sai de equipe e material de trabalho aos poucos trás de volta aos lagunenses um sentimento de orgulho e animação pela renovação. O reboco, agora descascado, convida moradores e turistas a refletirem sobre as histórias que o antigo Hotel Rio Branco já contou e quantas ele ainda pode contar. (Com a colaboração de Lilian Demo)

 

 

Salvamento de baleia coloca Laguna na Globo

Por generosos minutos, Laguna e muito especialmente o Farol de Santa Marta foi destaque no jornal HOJE, da Globo, na última segunda-feira,15. Tudo porque, no domingo, 14, por volta das 16h30, um filhote de baleia-franca foi resgatado de redes de pesca, por um surfista João Alberto Schmidt, o João Baiuka, que junto com Filippe Peixoto, entrou na água com uma moto aquática e coletes salva-vidas, nadaram até o animal, que estava próximo a praia grande, cortando as redes com uma faca e liberando-o. “Eu vi que aquele bicho realmente precisava de ajuda e teria que ser naquele momento. Eu sei que existem alguns protocolos, mas no momento teria que promover uma ajuda, até porque eu não queria vê-lo encalhar e ou até que viesse a falecer”, disse Baiuka, que também é empresário no Farol de Santa Marta.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, que funciona na Udesc, em nossa cidade, foi acionado e acompanhou, das areias da praia, o salvamento, sabendo-se que o resgate por pessoas não especializadas, não é recomendado pelos protocolos da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca.

Deixe seu comentário