Profissional em destaque

Samira Effting

Natural de Criciúma, mas moradora da terra de Anita desde seu primeiro ano de vida, Samira Effting considera-se uma verdadeira lagunista. Filha da saudosa dona “Elzira” e de “seo” Francisco, a profissional que atualmente responde como assistente de biblioteca e contadora de histórias apresenta aos leitores um pouco mais sobre seu dia a dia.
Casada com Luiz Fernando, mãe de Lívia Maria e João, a focalizada possui licenciatura em Biologia: “Comecei a faculdade em Itajaí. Durante o curso surgiu uma proposta, para desenvolver um projeto na Paraíba. Não pensei das vezes e encarei o desafio. Em 2007, minha mãe adoeceu e precisou muito de mim. Optei por deixar tudo para trás e voltei para Laguna, oferecendo a ela toda assistência possível”, recorda. Dali pra frente, após a perda da mãe, Samira decidiu prorrogar sua estadia na cidade: “Montei uma distribuidora de água e gás e paralelamente comecei a dar aula de Biologia. Ano passado, soube de um processo seletivo do Sesc, o qual fiz, fui aprovada e aqui estou”.
Com o universo da biblioteca e dos livros em fácil acesso, Samira descobriu uma nova paixão: a de contar histórias. “Me realizo muito com o que faço hoje. Me encontrei de uma forma no meu trabalho, a satisfação, a oportunidade de dividir conhecimento, são fatores que me estimulam cada dia mais”.
Quando questionada sobre os requisitos necessários para o sucesso na área, avalia: “Proatividade, interesse, buscar constantemente novas informações e não ter timidez”.
Nas horas de folga, é na companhia da família, praticando esportes que ela renova suas energias: “Adoro surfar, andar de skate, fazer trilha com meus filhos. Programações que tenham contato com a natureza e proporcionem adrenalina são as minhas prediletas”.
Para os próximos anos, os objetivos já estão pautados: “Futuramente, fazer um Mestrado na minha área. A curto prazo, escrever um livro ou uma grande história que seja relacionada com nossa cidade, lugar encantador de se viver”.

Deixe seu comentário