Aquicultura e Pesca

Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca reativa a Câmara Setorial da Pesca

Na semana passada, o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, reativou a Câmara Setorial da Pesca de Santa Catarina, atendendo a um pedido de longa data do setor produtivo. Este fórum temático de discussões terá por objetivo auxiliar a referida Secretaria de Estado na busca por soluções que propiciem o desenvolvimento do setor pesqueiro catarinense.
Entendendo a problemática e os desafios da pesca em Santa Catarina, a Secretaria de Estado convidou alguns dos principais técnicos, pesquisadores e entidades de classe ligadas a cadeia produtiva do pescado para a composição da Câmara Setorial da Pesca. Durante a reunião para a reativação deste fórum, o Professor Roberto Wahrlich, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) foi escolhido como coordenador dos trabalhos para o próximo triênio. Na oportunidade, também foram empossados os novos membros deste fórum. Dois pesquisadores do litoral sul catarinense figuram na composição da Câmara Setorial da Pesca. São eles: o Professor Doutor Eduardo Guilherme Gentil de Farias e o Professor Doutor David Valença Dantas, ambos docentes permanentes do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – Campus Laguna.
Santa Catarina é um dos maiores produtores nacionais de pescado capturado, possuindo uma frota numerosa e diversificada que atua diretamente sobre recursos pesqueiros distintos, sendo esta atividade um importante vetor de desenvolvimento da economia local e estadual. Frente a relevância desta temática e, em decorrência dos diversos impasses consoantes à gestão adequada da atividade, a Câmara Setorial da Pesca já iniciará os seus trabalhos de maneira extraordinária em Janeiro de 2017, tendo a safra da tainha para o próximo ano como pauta das discussões. Já ao final desta primeira reunião, a Câmara enviará os encaminhamentos pertinentes ao Secretário de Estado.
Além da UDESC Laguna e da UNIVALI, também compõem a Câmara Setorial da Pesca: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (SITRAPESCA), o Sindicato dos Armadores e Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI), a Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (FEPESC) e o Sindicato da Indústria da Pesca, Armadores e da Aquicultura de Florianópolis e Sul Catarinense (SINPESCASUL).
Prof. Dr. Eduardo Guilherme Gentil de Farias, Engenheiro de Pesca

Deixe seu comentário