Contraponto Profissional em destaque

Seguro Defeso

Gente do bem

Na última terça-feira (3) estivemos na capital para acompanhar as derradeiras homenagens ao nosso grande amigo jornalista, professor e reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, 59 anos. O filho de dona Madalena e de “seo” Vitório e irmão do jornalista Júlio (que fez o primeiro projeto gráfico do nosso Jornal de Laguna) e Acioli, de 1983 a 1986 foi diretor do Gabinete de Imprensa do então prefeito Miguel Ximenes de Mello Filho, depois assessorou integrantes da bancada catarinense em Brasília e mais tarde a bancada do PDT na Assembleia Legislativa. O Cau também trabalhou no Jornal da Cidade, de Tubarão e em O Estado. E em 2015 foi eleito reitor da UFSC, assumindo em maio do ano passado e logo em seguida, em julho, vindo à Laguna participar das comemorações pelo Dia da Imprensa. Que descanse em paz!

Bilhete

Na tarde de quarta-feira (4), o jornalista Júlio Cancellier publicou nas redes sociais uma reprodução do bilhete que estava junto ao corpo de Luiz Carlos na segunda-feira (2).

No bilhete lê-se: “A minha morte foi decretada quando fui banido da universidade!!!”. O bilhete estava no bolso da calça de Cancellier. O teor da mensagem já tinha sido divulgado por Júlio e também confirmado pela polícia e pelos advogados.

Agradecimento

Também através da rede social, Júlio agradece as manifestações efetivadas durante o velório e no enterro realizado na terça. “A família Cancellier agradece pelas manifestações de carinho e solidariedade. Reafirmamos que continuaremos lutando pela justiça e pelos ideais de nosso querido Cau. Muito obrigado a todos e todas!!!”.

 

Seguro Defeso

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o resultado da avaliação sobre os pagamentos do Seguro Desemprego ao Pescador Artesanal (Seguro Defeso). O objetivo da auditoria foi avaliar a regularidade dos beneficiários inscritos no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP); a segurança da base de dados; o processo de concessão de licenças de pesca; bem como a rotina de fiscalização adotada pelo órgão responsável – antes a cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mas, desde maio de 2017, em razão da MP nº 782, transferida ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O tema foi selecionado em razão de sua materialidade (volume de recursos envolvidos) – o pagamento do Seguro Defeso mais que triplicou de valor, passando de R$ 602 milhões em 2008 para quase R$ 2 bilhões em 2015. No mesmo período, houve aumento de 92,4% no número de inscritos no RGP, atingindo a marca de 1.052.711 pescadores artesanais cadastrados.

 

 

Folha até o 5º dia útil

Motivo de críticas quanto ao “atraso” no pagamento da folha de setembro, aliás concluída esta semana, o prefeito Mauro Candemil creditou o fato a falta de pagamento de impostos, especialmente do IPTU. Mas disse também não aceitar as críticas, visto que teria até o dia 6 (hoje) para quitá-la, logo sem qualquer atraso.

 

 

Peixe na alimentação escolar

Objetivando melhorar a qualidade nutricional das crianças, a Prefeitura de Laguna através da Secretaria de Educação passou a incluir a partir de setembro o filé de peixe. O alimento está inserido na relação de produtos destinados à compra da agricultura familiar.

Deixe seu comentário