Letícia Zanini

Tempo: aliado ou inimigo?

Vivemos numa corrida frenética para conseguir ‘dar conta’ de tantos papeis assumidos: carreira, família, vida social. Enfim, somos verdadeiros equilibristas em nossa jornada diária. Quando percebemos, já estamos no fim de mais um dia, mês, ano e então nos lembramos das promessas que fizemos e não conseguimos cumprir. A desculpa? Não tive tempo! Você costuma falar isso? Se a resposta foi sim, leia esse artigo até o fim. Com certeza, ele poderá lhe ajudar a minimizar a possibilidade de continuar dando desculpas para ações que você deseja – muitas vezes até precisa – realizar.
O tempo mostra aquilo que tem, de fato, importância para cada um de nós. Quantas vezes você prometeu que iria fazer atividade física? Já sei, não sobrou tempo! Agora, pergunte a uma pessoa que teve um grave problema de saúde e se recuperou se o tempo para cuidar de si não apareceu? Pergunte para uma gestante o que são noves meses, pergunte para alguém o valor de cinco minutos quando se perde um voo! Mas se nós usamos o tempo para aquilo que acreditamos ser prioridade em nossas vidas, quais são as suas prioridades? O que de fato é relevante para você? Com certeza e com as respostas em mente, você já sabe por quais motivos diz que não tem tempo para muitas coisas: é porque não são urgentes neste momento!
O interessante é quando conseguimos gerir as nossas ações dentro do tempo, que, aliás, sempre foi e sempre será 24 horas, a nossa capacidade de conduzir tudo o que queremos dentro destas horas é que fará do tempo nosso aliado ou, às vezes, um terrível inimigo. Para você que já sabe onde você coloca toda a sua energia, mas que tem interesse em dissipar para outras demandas, deixo algumas dicas para que o tempo some em sua vida.
# Faça listas de atividades, não sobrecarregue seu cérebro. Anote suas atividades por ordem de prioridade, da maior para a menor. Usando anotações, você estabelece rotinas para tomar decisões mais assertivas;
#Liste o que você faz e é desnecessário e se habitue a evitar. Há um conjunto de hábitos que não são necessários e acabam ocupado demasiadamente lugares em nossa agenda que poderiam ser mais úteis;
#Emails e telefonemas são ferramentas de trabalho. Se possível, estabeleça horários específicos para utilizá-los e saiba dosar estas ferramentas tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Hoje, em função da tecnologia, tudo está junto e misturado e, no fim, ficamos sem qualidade de vida na esfera pessoal e pouco produtivos na esfera profissional.
#Delegue tarefas operacionais para outras pessoas que podem fazê-las. Se você for gestor ou está em cargos de liderança, despegue! Há uma porção de tarefas que outras pessoas podem fazer por você;
#Avalie periodicamente a forma como está utilizando seu tempo, seja auto crítico e honesto com você.
Que o tempo seja sempre muito bem aproveitado, afinal, se você usá-lo de forma assertiva, ele será um grande aliado em suas conquistas diárias. Com foco e planejamento tudo é possível sim. Até a próxima semana!

Por Letícia Zanini Master Coach, Psicóloga e Diretora da Perfil Dois Coaching e Assessoria.

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