Contraponto

Terminal Pesqueiro

Comendador Moacir Pereira

O Jornalista Moacir Pereira, no final da tarde de quarta-feira, 11, durante sessão solene final do Ano Acadêmico e Social 2019, recebeu a Comenda Manoel Joaquim de Almeida Coelho, concedida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, que é presidido pelo Professor Doutor Augusto César Zeferino. Na mesma ocasião foram empossados novos membros do IHGSC, entrega dos prêmios de História, José Lucas Boiteux e de Geografia, José Vieira e de membro benemérito à historiadora Sara Regina Poyares dos Reis. Ao final foi servido um jantar.

 

Terminal Pesqueiro

Na edição passada, o JL externou a sua preocupação quanto a demora nas ações que precisam ser feitas para que o Terminal Pesqueiro de Laguna funcione regularmente.

Procuramos o presidente da SCPar, Gustavo Pereira, que esta semana respondeu a alguns questionamentos que fizemos através de sua assessoria. Confira: Iniciou dizendo que “fazem seis a sete semanas que assumimos, de fato, o TPL. Estamos na fase de planejamento e numa primeira hora já sabemos que faremos uma batimetria, já que o canal, pelo visto apresenta sérios problemas de assoreamento e que merecem maior atenção e que nos indicará o caminho a ser tomado, fazendo uma dragagem operacional, permitindo que os barcos possam entrar e sair em boas condições. Com relação a fábrica de gelo que muitos achavam que era só chegar e acionar, está muito longe; ela requer manutenção, apresenta oxidação e mais do que isso, já vimos que há a necessidade de aumentar a sua produção, sem esquecer algumas reformas estruturais, como o galpão e do próprio salão de recepção de pescados. Nesses primeiros dias constatamos o que precisava e precisa ser feito, logo com investimentos que ultrapassarão três milhões”.

E continuou: “Quando assumimos, todos os contratos vigentes tinham sido feitos com a Codesp, logo encerrados, e agora, mesmo que de forma emergencial, foram firmados para suprir as demandas iniciais do porto. Quanto a atracação das embarcações, estamos regulando os horários com base na quantidade e quadro de funcionários que contamos. Esperamos iniciar 2020, dando todas as condições para a primeira safra do ano que vem, que será a da sardinha.”

 

PT na área

Com chapa pura, fala-se em Tanara Cidade de Souza, para prefeita e Célio Antônio, de vice, a provável formação do PT para as eleições do próximo ano em nossa cidade. A lembrar que outros nomes continuam sendo ventilados para a prefeitura, como os do atual prefeito Mauro Candemil, presidente da Câmara, vereador Cleosmar Fernandes, empresário Samir Ahmad, Gilberto Souza da Silva, vereador Peterson Crippa da Silva e dr. Roger Costa da Silva, entre outros.

 

Colégio Militar  em Laguna

Extra oficialmente soube-se esta semana que oferecendo 70 vagas, as inscrições para o Colégio Militar em Laguna, cujas aulas iniciarão no próximo ano, alcançaram nada menos que 141 inscritos, logo superando todas as expectativas. A registrar que as obras do prédio histórico do Jerônimo Coelho, continuam os trabalhos de restauração e ampliação, com conclusão prevista para o primeiro quadrimestre de 2020. Até lá, as aulas serão ministradas no Centro Paroquial do Magalhães.

Deixe seu comentário