Aquicultura e Pesca

Transformando resíduos de redes de pesca em lucro

A presença de resíduos sólidos no ambiente marinho constitui-se como uma grave ameaça ecológica com possíveis reflexos sobre as diferentes atividades econômicas desenvolvidas no mar, razão pela qual, este tema vem recebendo atenção de pesquisadores em todo o mundo desde a década de 1970. Todo resíduo sólido que chega aos ambientes costeiros e marinhos, quer sejam advindos de fontes terrestres ou marinhas, são definidos como lixo marinho.
Dentre as diferentes fontes de resíduos sólidos no ambiente marinho, figuram os petrechos de pesca abandonados, perdidos ou descartados que, mesmo parcialmente descaracterizados, possuem a habilidade de continuarem pescando depois que o pescador perde o controle sobre o mesmo, desencadeando a mortandade de espécies com e sem importância econômica, introduzindo materiais sintéticos na cadeia alimentar e eventuais perigos à navegação.
Intrigados com esta problemática, a empresa Bureo, uma startup de Los Angeles (Estados Unidos), vem atingindo bons lucros fazendo a sua parte no combate à poluição dos oceanos, transformando resíduos de redes de pesca em algo bacana: óculos de sol e skates!

Óculos de sol produzidos a partir de resíduos de redes de pesca. Preço médio R$ 460,00 (Fonte: www.bureo.co).

Óculos de sol produzidos a partir de resíduos de redes de pesca. Preço médio R$ 460,00 (Fonte: www.bureo.co).

A empresa criada por três norte-americanos com background em engenharia e adeptos de esportes, utiliza a poliamida oriunda das redes de pesca para confeccionar os seus produtos. Detalhe: Esta idéia inovadora têm gerado bons lucros! Afinal, estes inusitados óculos e skates já podem ser encontrados em lojas dos Estados Unidos, Chile, Japão e Suíça.
Com o dinheiro arrecadado, a empresa investe em projetos de educação para comunidades pesqueiras de baixa renda. Além disso, a startup fornece incentivos sob a forma de compensação aos pescadores contratados para cada quilo de resíduo de rede coletada. Este projeto desusado já retirou mais de 25 mil quilos de resíduos de redes de pesca do oceano. Bacana, não?

Por:
Prof. Dr. Eduardo Guilherme Gentil de Farias, Engenheiro de Pesca
Prof. Dr. Giovanni Lemos de Mello, Engenheiro de Aquicultura
Prof. Dr. Jorge Luiz Rodrigues Filho, Biólogo
Prof. Dr. Maurício Gustavo Coelho Emerenciano, Zootecnista
aquicultura.pesca@gmail.com

Deixe seu comentário