Aquicultura e Pesca

Udesc/Laguna abrigará o primeiro curso de bacharelado em Biologia Marinha do sul catarinense

Nesta semana a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) abriu as inscrições das 1.056 vagas do Vestibular de Inverno 2016 com uma bela novidade: A disponibilidade de vagas para o bacharelado em Ciências Biológicas, nas opções Biologia Marinha e Biodiversidade. Os novos cursos serão oferecidos em Laguna pelo Centro de Educação Superior da Região Sul (CERES), que aproveitará o corpo docente e a estrutura já utilizada pelo bacharelado em Engenharia de Pesca.
A nova graduação contará com 40 vagas por turma, sendo 20 para Biologia Marinha e 20 para Biodiversidade. Em cada opção, 15 vagas serão preenchidas via vestibular e cinco pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), que usa notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A duração do curso de bacharelado em Ciências Biológicas da UDESC será de quatro anos e meio, havendo entretanto, disciplinas específicas para as habilitações escolhidas. Na opção Biodiversidade, os acadêmicos se aprofundarão em tópicos tais como: manejo de fauna silvestre, conservação de recursos genéticos e avaliação de impacto ambiental. Já os acadêmicos em Biologia Marinha, irão desprender maiores esforços no aprendizado de assuntos como: cartografia, mamíferos marinhos e poluição aquática.
A Biologia Marinha é o ramo das Ciências Biológicas que visa pesquisar todas as características do ambiente marinho enquanto habitat de uma ampla diversidade de espécies, considerando as interações dos organismos vivos com a salinidade, disponibilidade de nutrientes, profundidade, pH, iluminação, pressão, incidência de ondas e marés, além das relações interespecíficas das espécies, como predação e competição.
A habilitação em Biodiversidade irá se dedicar a formação de profissionais que poderão atuar nas seguintes áreas: arborização urbana, bioinformática, diagnóstico, controle e monitoramento ambiental, gestão de recursos hídricos e bacias hidrográficas, inventário, manejo e produção de espécies da flora nativa e exótica, responsabilidade socioambiental e ensino na área de meio ambiente e biodiversidade, entre outros.
A implantação de novos cursos de graduação na UDESC, é parte da política de expansão da universidade nos municípios do interior do Estado. Neste sentido, Laguna figura como protagonista estratégico. A UDESC ergueu e inaugurou em 2014 maior prédio público do município e, recentemente, realizou o lançamento da pedra fundamental da primeira unidade de estabilização de fauna marinha do Sul Catarinense na Praia do Gi, a ser gerida pelo Centro de Educação Superior da Região Sul (CERES).

Por:
Prof. Dr. Eduardo Guilherme Gentil de Farias, Engenheiro de Pesca
Prof. Dr. Giovanni Lemos de Mello, Engenheiro de Aquicultura
Prof. Dr. Jorge Luiz Rodrigues Filho, Biólogo
Prof. Dr. Maurício Gustavo Coelho Emerenciano, Zootecnista
aquicultura.pesca@gmail.com

Deixe seu comentário