Cultura Turismo Variedades

Viva o melhor do Verão Laguna 2016

Quer curtir Laguna? O JL te dá dicas de programações culturais imperdíveis!

 Nossa Senhora da Glória  Nossa Senhora da Glória
Uma vista de cinema, contemplar e fazer pedidos a santa que zela pela cidade é uma boa pedida para o fim de semana. Ainda que o acesso não seja dos melhores, o empenho vale a pena e a sugestão é que o passeio seja feito durante o dia. Com seus 126 metros de altura, é o ponto mais alto da cidade, de onde é possível admirar algumas das praias e o crescimento de nossos bairros. Aos pés da santa, muitos fiéis deixam suas placas de agradecimento por graças alcançadas. O monumento, que possui 14 metros de altura, foi idealizado pelo padre Gregório Warmeling e construído pelo casal alemão Alfredo Staege e Elisa Faccio Staege, em 1953.

Pedra do Frade  Pedra do Frade
Destino muito bem classificado entre os usuários do Trip Advisor, localizada na ponta norte da Praia do Gi, a Pedra do Frade intriga os visitantes, seja pela origem ou pelo desafio à gravidade. Trata-se de uma pedra retangular com 9 metros de altura por 5 de diâmetro, inclinada em relação ao solo rochoso onde esta em pé. No alto desta pedra, outro pedaço de rocha, menor, que curiosamente se equilibra sobre a primeira.

Igreja de Santo Antônio  Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos
Além de um templo de fé, a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos pode ser considerado um verdadeiro acervo da história brasileira. Construída em 1696, por ordem do bandeirante e fundador de Laguna, Domingos de Brito Peixoto, que era muito devoto do santo, a pequena capela de pau a pique, que foi consagrada a Santo Antônio dos Anjos. A estrutura da igreja foi edificada em 1735, com em estilo barroco e quatro altares laterais folheados a ouro. Entre seus destaques, a Capela do Santíssimo, considerado o mais belo altar da arquitetura de Santa Catarina. Santo Antônio “ocupa” o altar mor da Igreja, que foi entalhado em 1803. As torres são um pouco mais novas: foram edificadas em 1894. O relógio é mais novo ainda: foi colocado em 1935. Além da relíquia de Santo Antônio, vinda da Itália, a igreja abriga a famosa tela de Nossa Senhora da Conceição, do pintor Victor Meirelles, feita em Roma, no ano de 1856.

Marco de Tordesilhas  Marco de Tordesilhas
Ainda que o ritmo seja de férias, estudar história é tema obrigatório quando o assunto é turismo em Laguna. Inaugurado em 1975, o Marco de Tordesilhas, localizado no centro da cidade, marcou sua passagem na história mundial em maio de 1943, com a assinatura do Bula Inter Coetera, que dividia o Novo Mundo (Américas) entre Espanha (oeste) e Portugal (leste). Revoltado com a decisão, o Rei de Portugal, D. João II, que acreditava que a divisão de 100 léguas a partir do arquipélago de Cabo Verde era injusta, protestou e conseguiu alargar a linha do tratado para 370 léguas, sendo a nova decisão aplicada em 7 de julho de 1494. A linha demarcatória, ao sul, passa por Laguna e ao norte, em Belém do Pará. Esse acordo ganhou o nome de “Tratado de Tordesilhas” porque foi assinado na cidade de Tordesilhas, no norte da Espanha.

Deixe seu comentário