Programa estadual de novas oportunidades de aprendizagem
A gerência de Educação da 19ª Secretaria do Desenvolvimento Regional de Laguna reuniu professores e coordenadores das unidades escolares de abrangência da regional para debater o Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA). Em pauta a apresentação do programa, conteúdos, fichas de avaliação novas situações de aprendizagem. Na oportunidade também foram realizadas dinâmicas em grupos e a socialização da prática pedagógica.Participaram do encontro cerca de 35 profissionais, entre equipe pedagógica e representantes das 14 escolas que atualmente desenvolvem o PENOA, com alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio. Hoje as unidades atendem 49 turmas e aproximadamente 650 alunos entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O que é o PENOA?
O Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA) se constitui em possibilidade de efetivo êxito na aprendizagem de habilidades da leitura, escrita e calculo. Visam também sistematicamente por meio de pautas interacionais foco no ouvir/falar, ler/escrever e calcular com novas oportunidades de aprendizagem em tempo e turno.
Projeto cidadania rural
No mesmo dia o então secretário regional Robson Elegar Caporal participou da abertura do Projeto Cidadania Rural realizado aqui pela Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Segundo Caporal, “a iniciativa da Amurel de propor o debate e compartilhamento de ideias a todos os presentes é muito importante e ressalta que esclarecimentos acerca dos direitos e obrigações do homem do campo só os auxiliaram em seu crescimento e profissionalização”, declarou. O evento voltado para produtores e trabalhadores rurais, agroindústrias, cooperativas, prefeituras e contabilistas teve como objetivo a ampliação e divulgação da legislação tributária, levando conhecimentos e obrigações ao público participante sobre a legislação previdenciária do campo. Além de contribuir para profissionalização da pessoa que trabalha no meio rural proporcionando melhoria das condições de vida, saúde e integridade física do trabalhador, para integração na sociedade e seu pleno exercício da cidadania. Em três etapas o projeto contemplou os municípios que integram as regionais de Laguna, Tubarão e Braço do Norte, reunindo cerca de 52 participantes para debates e palestras que iniciaram pela manhã com a servidora da Secretaria de Estado da Fazenda, Alice Bieger.
Certificados da escola de conselhos
A gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Simoni de Andrade Barbosa informando que continuam disponíveis para retirada na sede da 19ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Laguna, os certificados da escola de Conselhos. A formação que aconteceu ano passado reuniu conselheiros de direitos e tutelares para instruções sobre o exercício correto do controle social, função descrita na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), sendo que na região de Laguna foram capacitadas 34 pessoas. Interessados em outras informações contatar pelo fone (48) 3647-7725.
Conferencia regional dos direitos da criança e do adolescente
As secretarias regionais de Laguna, Tubarão e Braço do Norte com apoio do departamento de Serviço Social da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), realizaram ontem (20) a 10ª Conferência Regional dos direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado no auditório da Escola de Educação Profissional (CEDUP), em Tubarão. A conferência reuniu os delegados eleitos nas etapas municipais dos municípios de Laguna, Imaruí, Imbituba, Pescaria Brava, Tubarão, Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio, Braço do Norte, Armazém, Grão Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero e São Martinho, que integram as 19ª, 20ª e 36ª regionais. Como tema para os debates a “Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, que foi abordada em cinco eixos: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Segundo a gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Simoni de Andrade Barbosa, a realização desta conferência teve como objetivo garantir a implementação da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, a partir do fortalecimento dos conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente.