Na próxima quinta-feira (17), a APAE de Laguna estará em festa, quando completará 41 anos de dedicação, lutas, superação, desafios e vitórias. Em 17 de outubro de 1972, através de Haydée Maya Monteiro, esposa do Brigadeiro Junot Monteiro, o qual veio a Laguna para comandar o porto pesqueiro, e do Sr. Manoel Ramos Fortes, funcionário da Prefeitura, nasceu esta instituição que veio priorizar o atendimento às pessoas com deficiência. O local escolhido para abrigar a Associação foi a sede do ex-aeroporto de Laguna e cuja construção data de um período anterior a 1948. A referida sede foi doada a Associação pelo então Prefeito Municipal, Francisco de Assis Soares. No período que antecedeu ao funcionamento, ou seja, de 1972 a 1975, a instituição legalizou sua documentação e buscou recursos para recuperação do prédio. Assim, precisamente no dia 12 de março de 1975, três anos após a fundação, com a presença do governador Colombo Machado Salles e esposa, dona Dayse Werner Salles, a Associação iniciou as atividades de sua Unidade Escolar, que recebeu o nome de Escola Especial “Solar da Ternura”, cujo objetivo era e é proporcionar à pessoa com deficiência um programa educacional de qualidade. Em 41 anos de trabalhos, a missão da entidade continua sendo o mesmo: promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços educacionais, apoio a família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Parabéns aos voluntários, colaboradores, membros da diretoria, funcionários, pais e educandos, enfim, todos que de uma forma ou de outra admiram e valorizam o trabalho da APAE.
OBJETIVO GERAL DA ENTIDADE
Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientação, prestação de serviços educacionais, apoio a família, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, bem como, contribuir para a construção de uma sociedade justa e igualitária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Oferecer serviços específicos de habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual e múltipla;
– Divulgar programas de prevenção referente à deficiência intelectual e múltipla;
– Manter serviços e avaliação diagnóstica com a equipe multiprofissional;
– Criar espaço na instituição para a inserção dos autodefensores na estrutura do movimento apaeano;
– Manter atividades que desenvolvam aspectos pedagógicos;
– Oportunizar atividades que fortaleçam os vínculos entre famílias e instituição.
ADMINISTRAÇÃO DA APAE DE
LAGUNA – 2011/2013:
Diretoria Executiva:
– Presidente: Pedro Paulo Nunes
– Vice-Presidente: Anderson de Melo Caldeira
– 1º Diretor Secretário: Leonete Fontanella
– 2º Diretor Secretário: Lúcia Medeiros Gaspar de Souza
– 1º Diretor Financeiro: Zuleica Crema Perin
– 2º Diretor Financeiro: Márcio Adriano Corrêa
– 1º Diretor de Patrimônio: Djalma Duarte Reis
– 2º Diretor de Patrimônio: Maria Aparecida Antunes Boeger
– 1º Diretor Social: Ana Lúcia Martins Castro
– 2º Diretor Social: Cláudia Búrigo Haushahn Pereira
Conselho de Administração:
Gilda Maria Remor Guedes, José Genario Machado, Maria Helena Oliveira Pereira, Ausenir Cândido, Eliete Maria Silva Nedeff, Ione Gomes Geremias, Bianca Silva de Oliveira Vieira, Angelina da Silva Paulino, Izaltina de Souza Vieira, Rogério Batista, Andréia Nascimento Batista, Sandra Elza Camilo, Valdira das Neves, Dalva Inês Francisco, Eduardo João Francisco.
Conselho Fiscal (Titular):
Elizete Fontanella Tjäder, Aline Silva, Marilene Stapassoli Hulse.
Conselho Fiscal (Suplente)
Gilsa Duarte de Andrade, Luecy Martins Di Pietro, Juarez Pedro Pereira.
Conselho Consultivo
Maria Salete Remor de Souza, Walmor Medeiros de Oliveira, Agenor Fernandes.
Autodefensores
Tiago de Oliveira Pavanate