Um total de 9.337 candidatos disputará as 1.072 vagas do Vestibular de Inverno 2014 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), marca que representa o novo recorde da instituição nas edições de inverno. As provas serão aplicadas em 1º de junho, em oito municípios catarinenses – os locais de cada cidade serão conhecidos a partir de 22 de maio. O número de vagas corresponde a 75% do total, pois as demais (25%) serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nos últimos quatro anos, a procura pelo Vestibular de Inverno da Udesc esteve perto de duplicar, passando de 5,5 mil candidatos em 2010 para quase 9,4 mil nesta edição. No Vestibular de Verão, o crescimento também impressiona, indo de 10 mil em 2005 para quase 15 mil no ano passado. Um fator importante desse crescimento é o trabalho de comunicação que vem sendo desenvolvido pela universidade, que entende que é fundamental divulgar as ações de ensino, pesquisa e extensão para a sociedade que a financia. “Investimos na contratação de jornalistas, em ações nas mídias sociais e em campanhas publicitárias para divulgar nossos vestibulares, pois a população que nos financia tem o direito de saber que tem a oportunidade de estudar, em SC, em uma universidade pública, gratuita e considerada pelo MEC como a quarta melhor estadual do Brasil”, destaca o reitor em exercício da Udesc, Marcus Tomasi.
Relação candidato por vaga
Na sexta-feira (9), a instituição também divulgou a relação candidato por vaga dos 36 cursos presenciais de graduação envolvidos no Vestibular de Inverno 2014. Confira a lista dos seis cursos mais procurados: O mais concorrido é Engenharia de Petróleo, em Balneário Camboriú, com 33,27 candidatos por vaga. Em segundo lugar, está Medicina Veterinária, em Lages, com 27,03, em terceiro, Fisioterapia, em Florianópolis, com 26,70, em quarto, Engenharia Civil, com 22,95 candidatos por vaga, e Engenharia Mecânica, com 19,77, ambos em Joinville e em sexto, Arquitetura e Urbanismo, em Laguna com 19,54 candidatos por vaga. Para a coordenadora de vestibulares da Udesc, Rosangela Machado, o aumento na procura no meio do ano não surpreende: Como o quadro de vagas do verão é menor, muitos estudantes reprovados acabam tentando mais uma vez no fim do ano. – Uma das principais funções da prova de inverno é justamente resgatar estes candidatos que foram bem, mas não conquistaram uma vaga no processo seletivo anterior. Já para o reitor em exercício Marcus Tomasi o crescimento é creditado à relação entre universidade e comunidade, que tem sido intensificada da década passada para cá.
Edital que concede auxílios para estudantes de baixa renda aceita inscrições até dia 20
Até terça-feira (20), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) receberá inscrições de alunos de baixa renda interessados em participar do Edital do Programa de Auxílio Permanência (Prape) nº 01/2014, que concederá 104 auxílios-moradia, de R$ 250, e 104 para alimentação, de R$ 200. Os acadêmicos devem se inscrever nas direções de Extensão dos centros entre 9h e 12h e 14h e 17h, conforme consta no edital. “Para concorrer, o estudante deve atender a Resolução nº 47/2012 do Conselho Universitário, que determina algumas regras, como ter aprovação em pelo menos 70% das disciplinas cursadas nos dois semestres anteriores e pertencer a família com renda de até um salário mínimo e meio”, explica a coordenadora de Apoio à Comunidade Universitária da Udesc, Elisabete Oliveira. A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) publicará o resultado no Portal Udesc e no mural do Hall da Reitoria, em Florianópolis, em 20 de junho, até as 19h. A concessão dos auxílios de permanência terá a duração de 12 meses, com o pagamento da primeira parcela, referente a agosto, previsto para ocorrer entre 1º e 5 de setembro. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Apoio à Comunidade Universitária, da Proex, pelo telefone (48) 3321-8037, das 13h às 19h, e pelo e-mail proex@udesc.br.