A comunicação é uma das competências mais importantes em nossas vidas. Ela é capaz de nos unir, desunir, provocar julgamentos positivos ou negativos, e também é responsável por quase 70% dos problemas dentro das empresas.
Muitas vezes imaginamos que nos expressamos com clareza, o problema é que essa clareza só faz sentido para nós mesmos e não para quem estamos transmitindo alguma mensagem.
Recentemente tive a oportunidade de participar de um laboratório de expressão com a Sherazade, a famosa contadora de histórias na TV cultura, e tive plena certeza de que mesmo trabalhando com desenvolvimento humano preciso explorar muito mais sobre minha própria comunicação. Percebi que em função dos estudos, minha linguagem ficou formal, técnica e isso, em alguns momentos, pode afastar as pessoas que podem se sentir distantes ou desconectadas.
E então, para que serve a comunicação se não for para nos unir, simplificar nossas vidas e relações, trabalho e vida amorosa? E então, pensei de que forma posso contribuir para que a sua comunicação seja ainda mais assertiva, compartilhando um pouco do que aprendi ao longo dos anos.
– Primeiro defina o que você deseja comunicar;
– Defina para quem você vai falar, afinal, se expressar para uma criança é diferente de se expressar para um adulto;
– Cuide com palavras difíceis e termos técnicos, seu público quer compreensão e não dificuldade;
– Respeite sua essência, não faça ctrl c ctrl v de outros, seja você, as pessoas percebem quando somos fakes;
– Planeje o conteúdo de sua fala para ter certeza que seu roteiro está coerente e atinge seu objetivo.
Desejo que com essas super sugestões você se expresse com mais clareza, gerando conexões com as pessoas e obtendo resultados positivos. Pense nisso!!
Por Letícia Zanini – Master Coach, Psicóloga e Educadora Comportamental