Nós nunca estivemos tão conectados, e-mail, watts, mensagens, essa é nossa rotina atual, conexão digital a todo vapor.
Sabemos que as redes sociais podem nos ajudar e otimizam nosso tempo e relacionamentos quando bem utilizados. No entanto, o uso excessivo também pode nos fazer desenvolver doenças físicas e psicológicas.
Você tem consciência de quantas horas passa nas redes sociais? Segundo dados de pesquisa, 9 horas e 14 minutos diários é o tempo que o brasileiro passa na internet, sendo que quatro horas e 21 minutos são em conexões móveis ou seja, de celulares e tablets.
As redes sociais, por si só, não fazem bem ou mal. Tudo depende do uso que fazemos delas, é a nossa experiência diante das tecnologias. E é bom nos acostumarmos a fazer escolhas saudáveis já que cada vez elas se fazem mais presentes em nosso dia a dia.
O uso obsessivo de mídias sociais começa a ser associado à males físicos, como ganho de peso, problemas de coluna e transtornos mentais, casos de ansiedade e depressão. Sem contar a redução em nossa produtividade. No Brasil, o celular já é o quarto fator de risco para acidentes. Só perde para o excesso de velocidade, uso de álcool e drogas e fadiga ao volante.
Não dá mais para viver sem tecnologia!!
Por isso, precisamos tomar alguns cuidados para fazer dela uma grande aliada. É fácil mudar a forma como lidamos com as redes sociais?? Não! Mas é possível.
Segue algumas dicas para você avaliar e adaptar à sua rotina:
– Conecte-se ao que interessa, temas e pessoas que contribuem para seu crescimento e aprendizado.
– Não esqueça a vida lá fora, cuidado com o tempo que você usa no virtual, ele não deve ser maior que tempo utilizado para relações presenciais.
– Estipule horários para acessar às redes sociais. Pela manhã, à tarde e à noite, por exemplo.
– Deixe para usar o smartphone ou o tablet quando estiver sozinho. Na presença de amigos, familiares ou colegas de trabalho, dê atenção a eles.
– Curta o momento sem ter a necessidade de expor tudo o que acontece com você nas redes sociais, enquanto você está preocupado em postar está menos preocupado em sentir e perceber a experiência de fato.
Muitas pessoas não precisam aprender o que fazer. Elas precisam aprender o que parar de fazer. E você o que precisa parar de fazer com relação ao uso das redes sociais? Pense nisso.
Por Letícia Zanini Master Coach, Psicóloga e Educadora Comportamental.