No novo espaço, empresa adota conceito multiplataforma, integrando profissionais de TV, jornal, revistas e mídias online
O Grupo ND inaugurou na segunda-feira, 9, a sua nova redação integrada, na sede no Grupo, no Morro da Cruz, em Florianópolis e que leva o nome de seu presidente emérito Mario José Gonzaga Petrelli. Com tecnologia a serviço da informação, a redação passou a funcionar como uma grande produtora de conteúdo para todas as plataformas: TV, online e impresso.
Este é o primeiro espaço projetado dentro do conceito multiplataforma do Sul e Sudeste e o segundo do Brasil. O projeto, que iniciou há três anos, permite que mais de 100 jornalistas trabalhem no mesmo ambiente, em vários turnos. Para tirar o projeto do papel, o Grupo ND investiu R$ 1,35 milhão.
Este modelo de redação, reunindo profissionais de várias áreas, já é adotado em várias partes do mundo. Veículos de comunicação americanos e europeus já utilizam o formato de integração das plataformas, entre eles, “The Guardian” e “The New York Times”. No Brasil, várias redações são parcialmente integradas, mas a pioneira – reunindo no mesmo espaço físico as áreas de impresso, online, radiofônico e televisivo – pertence ao Sistema Verdes Mares, de Fortaleza, inaugurada em 24 de setembro de 2018.
Projeto teve consultoria
O Grupo ND iniciou o projeto há três anos, com apoio de uma consultoria especializada. O projeto foi maturado e a construção da nova redação foi iniciada em janeiro de 2020. No novo e moderno espaço trabalham profissionais da NDTV, jornal ND, portal nd+, editora de revistas e redes sociais. O projeto contou com a participação de consultores em mídias, engenheiros, profissionais de arquitetura e marketing.
“Sempre acreditamos que o regional era a essência da nossa empresa. Somos a maior produtora de conteúdo regional do Brasil, sabemos que as pessoas querem consumir o que acontece no seu cotidiano. Percebemos que era hora de trazer o que há de melhor no mundo”, afirma o presidente executivo do Grupo ND, Marcelo Corrêa Petrelli.
A nova redação reformou e redimensionou todo o segundo andar da sede do Grupo ND, na Capital. O espaço contempla móveis com design diferenciado, tratamento acústico e cores vibrantes que estimulam a criatividade. As mudanças acompanham a nova composição da marca do Grupo: moderna e inovadora na forma de comunicar, se aproximando ainda mais do público.
Para o jornalista Luís Meneghim, diretor de Conteúdo do ND, o resultado deste novo espaço é um jornalismo cada vez mais qualificado, mais ágil e com a informação distribuída para todos os veículos. “Vamos estar totalmente conectados e o reflexo destes conceitos vão aparecer no dia a dia, nos nossos produtos – televisão, online e impresso. Estamos alinhados com as tendências da moderna imprensa, fazendo a convergência de mídia para melhor atender todos os públicos.”
“Super desk” reúne os gestores de conteúdo
Na nova redação integrada, todos os profissionais trabalham no mesmo espaço físico. No meio da redação foi construído um espaço para os gestores das várias plataformas, o “super desk”. Neste lugar, sentados lado a lado, os jornalistas fazem a integração das pautas, criando rotinas e um constante diálogo sobre os temas que são explorados ao longo do dia. Todos estarão empenhados na produção de conteúdo, porém, respeitando a linguagem de cada veículo.
O objetivo dos profissionais do “super desk” é garantir qualidade, agilidade na produção e distribuição eficiente de informações para todos os veículos, incluindo as redes sociais. O ambiente foi projetado para facilitar o fluxo de informação na redação.
Os profissionais da televisão ficam dispostos próximo às ilhas de edição que foram totalmente reformuladas, um ambiente concebido para estimular a criatividade dos editores. Os profissionais do impresso ficam próximos aos equipamentos que viabilizam a diagramação do ND.
“A redação integrada é um sonho antigo do Grupo ND. Vai trazendo uma proximidade entre os profissionais e permitindo que sejam criados novos produtos para o jornal. Vamos ter mais colunistas, novos formatos de infografia e usar no impresso os conteúdos da televisão, como já fazemos com o online”, destaca Rodrigo Lima, editor-chefe do ND.
Monitoramento em tempo real
Já os jornalistas que produzem conteúdo para o meio digital poderão acompanhar a reação dos internautas em tempo real. Grandes monitores, colocados nas paredes da redação, permitem que todos visualizem o desempenho da audiência.
“A gente já vem fazendo esse trabalho unificado com o impresso, online e a TV e tem dado muito certo. Nós estamos otimizando o tempo e a criatividade e os processos dentro da empresa que resultam no nosso produto final. A redação integrada vai melhorar o nosso trabalho”, comenta a gerente de Jornalismo da NDTV Florianópolis, Andreza Caroline de Oliveira.
Todo ambiente da nova redação integrada foi pensado para proporcionar conforto, autonomia e funcionalidade para os profissionais do Grupo ND.
A nova redação conta com um mini estúdio com visão do alto do Morro da Cruz para toda a cidade, o espaço que viabiliza entrevistas gravadas e ao vivo para todas as plataformas.
O espaço terá também um ambiente próprio para captação, edição e transmissão de vídeos e criação de podcasts, ampliando a produção multimídia que o Grupo ND já produz diariamente.
“Nas redes sociais a gente trabalha com a divulgação dos conteúdos de todos os veículos do grupo. Vamos ter um espaço para produzir ainda mais projetos, inclusive focados nas mídias digitais”, comenta o coordenador Digital Jean Felipe de Oliveira.
Para Rafael Mafra, gerente de Engenharia do Grupo, a produção de conteúdo de áudio e vídeo, para as plataformas digitais, contará com equipamentos de última geração. “Estamos falando em uma transformação digital de todo o processo de produção de conteúdo”, observa. Segundo ele, em breve, o público colherá os frutos destas novas tecnologias nos produtos do Grupo ND.
(Com a colaboração de Ademir Arnon de Oliveira)