A pouca adesão, na verdade chegando a 48% da meta, fez com que a campanha de vacinação contra a poliomielite e outros 15 tipos de vacinas, fosse ampliada até a próxima sexta-feira, 13, numa verdadeira força tarefa,encabeçada pela coordenação local da secretaria de Saúde, lembrando aos pais a importância da campanha visando proteger crianças e adolescentes contra ao menos 20 doenças, como a caxumba, sarampo e rubéola.
O objetivo é alcançar a cobertura vacinal, tendo em vista até mesmo de movimentos anti-vacinais, com o problema sendo agravado neste ano com o novo coronavírus, já que muitas mães e pais deixaram de levar os filhos aos postos.
Na lista de vacinas, além da pólio, estão doses que protegem contra doenças graves. A tríplice viral, por exemplo, que evita sarampo, caxumba e rubéola, a BCG que previne tuberculose e ainda outras doenças como diarréia,pneumonia, meningite e hepatite.
A lembrar que entre os adolescentes com até 14 anos, a imunização oferecida é a HPV.
Para se vacinar, basta procurar uma das Unidades de Saúde de Cabeçuda, Campo de Fora(Centro), Magalhães, Passagem da Barra, Portinho e Progresso, levando a carteirinha de vacinação.
Risco
Documento elaborado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações, alerta que “interromper a vacinação rotineira, em especial de crianças menores de 5 anos, pode levar ao aumento de casos de doenças imunopreveníveis. Confira ao lado.