Presidente da Codesc- Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina, Miguel Ximenes de Mello Filho, na terça-feira (2) veio conferir a quantas andam as obras de construção da ponte Anita Garibaldi. Na foto com o ex-prefeito Nelson Abraham Netto (E), que também ouviu todo o relato sobre a nova ponte.
A convenção nacional do PP, na próxima quinta-feira (11), em Brasília, deve manter na presidência nacional do PP Mulher, a catarinense do sul, Elizabeth Tiscoski, ela que tem residência de veraneio aqui e que está sempre na cidade.
»x«
Para quem gosta de números: em SC, o PMDB conta com 104 prefeitos, PSD 53, PP e PT 46 e PSDB 25. O PSD correu e forneceu outros números, informando que conta com 58 vice-prefeitos (aí incluída a de Laguna, Ivete Scopel), 488 vereadores (aí incluídos os lagunenses Andrey Pestana de Farias e Orlando Rodrigues), nove deputados estaduais e três federais. Em todo o Brasil o PSD conta com 498 prefeitos, 312 vice-prefeitos, 4.682 vereadores, 107 deputados estaduais, 52 deputados federais, dois senadores, seis vice-governadores e dois governadores (aí incluído o catarinense Raimundo Colombo).
»x«
Visita à Laguna, do ministro Gastão Vieira, de Turismo e de Vinicius Lummertz Silva, secretário de Políticas de Turismo, do MT, inicialmente marcada para a próxima quinta-feira (11), foi transferida para maio, provavelmente dia 16.
»x«
Sepultada ontem (4), em nossa cidade, Maria Gorete Jerônimo de Oliveira, 52 anos, das lojas Recanto Bike e que era suplente do conselho fiscal da Associação Empresarial de Laguna.
»x«
“História dos cinemas de rua em Laguna” é um projeto de extensão que compõe o Programa “Cidade Reencontrada: tempos e espaços para o cinema em Laguna”, na verdade uma proposta que visa congregar projetos de investigação e experiência acerca dos antigos e dos possíveis espaços de exibição cinematográfica na terra de Anita. O trabalho envolve pesquisa histórica, teórica e arquitetônica, objetivando identificar as salas que já existiram aqui e analisar o seu fechamento à luz de processos semelhantes vividos por outras pequenas cidades brasileiras a partir dos anos 1990. O projeto conta com o comando de duas professoras, e indo à campo os alunos Braian Souza Baggio e Camila Marcello( que estiveram no JL na última quarta-feira) e outros 15 voluntários. Para fechar a nota, o trabalho, que deve receber o apoio de nossa gente, é do pessoal do curso de Arquitetura da nossa muito querida e importante Udesc.
»x«
Na próxima quinta-feira (11), em Chapecó a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Associação Catarinense de Imprensa (ACI/Casa do Jornalista), através dos presidentes Sérgio Luiz Junckes e Ademir Arnon de Oliveira, promovem o IV Simpósio Judiciário e Imprensa, reunindo juízes, jornalistas dos veículos de comunicação e assessorias, acadêmicos de Jornalismo e Direito, advogados, promotores de Justiça e servidores do Poder Judiciário. Presentes, também se manifestarão o Corregedor-geral de Justiça do TJ/SC, desembargador Vanderlei Romer e o presidente do TJ, desembargador Cláudio Dutra. Entre os palestrantes, Eduardo Smith, do grupo RBS, o desembargador e ex-presidente da AMC, Rodrigo Collaço, os juizes de Direito Ermírio Darold e Rafael Sandi e os jornalistas Moacir Pereira e Alfredo Lang. Marco Aurélio Gomes e Gustavo Mativi, da Acaert (Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão) falarão sobre a “Legalidade na Radiodifusão”. Num segundo momento, focalizando o novo momento da cidadania brasileira, a partir do julgamento do mensalão, atuarão como painelistas os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Jorge Mussi e Marco Aurélio Buzzi, os professores Arthur Losekan, da Unoesc e Ilka Vitorino, da Unochapecó, tendo como mediador o juiz de Direito de 2º grau Paulo Ricardo Bruschi. No encerramento da programação, o jornalista Moacir Pereira lançará duas obras: “Nereu Ramos, José Boiteux, Altino Flores e Alírio Bossle: os 80 anos da Associação Catarinense de Imprensa”, e “A comunicação em Santa Catarina: ensino, profissão e modernização”.
»x«
Acredite se quiser: estão sobrando vagas (mais de 100) para emprego em Laguna. Claro que não é daqueles de colocar o “paletó na cadeira”. É pra botar a mão na massa, mesmo…
»x«
Uma posição nada confortável para Laguna está nos dados divulgados pelo Núcleo de Geoprocessamento e Estatísca da secretaria de Estado da Segurança Pública, com a terra de Anita registrando no primeiro trimestre de 2013, nada menos que quatro assassinatos, contra nenhum ano passado e seis no mesmo período de 2011.
»x«
Em Laguna na última terça-feira (2), o superintendente do Dnit/SC, João José dos Santos, questionado pelo colunista quanto ao início das obras do trecho urbano de Laguna, da BR-101, entre Bentos e Cabeçuda, foi taxativo: o começo será ainda em abril.
»x«
O programa Pacto por Santa Catarina, teve o contrato assinado ontem à noite com o BNDES, pelo governador Raimundo Colombo, na ordem de R$ 3 bilhões e que beneficiará as áreas de saúde, segurança pública, educação, justiça e cidadania, prevenção de desastres naturais, assistência social, trabalho e habitação, infraestrutura e saneamento básico. Em Laguna, na área de Educação, estão previstos recursos para as Escolas Ana Gondin (com novo prédio), do Magalhães, Saul Ulyssea, de Cabeçuda e Almirante Lamego, do Centro.