Que nossa cidade é uma verdadeira aula de história ao vivo, todos nós moradores e apaixonados por Laguna sabemos. Mas a expectativa é de que, em breve, poderemos também nos deparar com uma réplica do barco Seival em nosso Cais.
Como já foi noticiado há alguns meses no JL, o professor gaúcho Antônio Carlos Rodrigues dedica-se há mais de dois anos no projeto de construção da embarcação de 15 toneladas que pode ser definida como uma réplica do barco Seival, usado por Giuseppe Garibaldi durante a Revolução Farroupilha.
Com investimentos na ordem de quase hum milhão, atualmente, o “Lanchão Seival”, como ficou conhecido à época, está em fase de finalização no litoral norte gaúcho: “Já construímos o barco e agora estamos trabalhando nos acabamentos internos, nos trâmites burocráticos e na construção do museu”, explica o professor.
A proposta é que o barco percorra diversas cidades de Santa Catarina – incluindo Laguna – e do Rio Grande do Sul e tenha o papel de um museu itinerante, levando a história do período e promovendo a cultura, a educação e o cuidado com o meio ambiente: “Nossa expectativa é despertar a imaginação das pessoas que visitarem o barco. Queremos que elas se sintam em uma embarcação de época. Nossa proposta também é sensibilizar para o cuidado com as águas e o lixo”, explica Antônio.
Vale citar que entre os apoiadores da ideia, está o lagunense, Luiz Lauro Pereira Júnior, modelista naval, diga-se dos mais reconhecidos, que cedeu voluntariamente seu trabalho, estudos e pesquisas, aliás, acompanhando toda a obra e permitindo chegar onde chegou.
O professor Rodrigues fez questão de dizer que o trabalho sobre embarcações, elaborado por Laurinho, foi e é de extrema importância para o resgate e memória do nosso patrimônio histórico naval, logo um decisivo parceiro no empreendimento.
A expectativa é de que a embarcação atraque em Laguna na segunda quinzena de julho: “Só estamos aguardando algumas autorizações para poder velejar com o barco e se der tudo certo, nesse período estaremos na cidade”, revelou o professor.
Ainda no final do mês passado, o grupo responsável pelo projeto conseguiu licença junto à Capitania Fluvial de Porto Alegre para a embarcação. O documento autorizou a circulação do barco, que mede 5 metros de comprimento, com largura de 3,8 metros e altura de 3,2 metros e com capacidade para um condutor e mais 25 passageiros.
O barco Seival
A construção do barco começou há dois anos e não foi tarefa fácil, afinal reproduzir uma embarcação de 200 anos atrás necessitava de um estudo aprimorado.
Para a construção, o professor se baseou em documentos históricos e uma fotografia original do Seival em 1908: “Como não tinha plantas do barco da época, fizemos uma reprodução com fotos e contamos com o apoio do modelista naval lagunense Luiz Lauro. Ele nos cedeu toda a sua pesquisa e trabalho que nos favoreceu muito nessa reprodução”, conta.
Além disso, algumas peças e estrutura do modelo precisaram ser adaptadas. “Nós tivemos que pesquisar muito, ir atrás, descobrir. Muitas coisas da época não conseguimos ter acesso, por exemplo, as velas eram feitas de sacarias, os cordames, cabos, eram feitos de couro trançado. Então, substituímos”, explica.
O projeto foi construído de maneira independente, apenas com a ajuda e doações de amigos e da sociedade civil. Agora, para a conclusão, o professor criou um financiamento coletivo online. A intenção é arrecadar R$ 12 mil para a compra de equipamentos, como cordas, agulha magnética, âncora, rádio, entre outros.
História do Seival
Em 1839, Giuseppe Garibaldi tomou o porto de Laguna para ampliar a Revolução Farroupilha, que pretendia fundar um novo governo no Sul do Brasil. A ação se deu a bordo do lanchão conhecido como Seival: “Ele foi construído na região de Camaquã e serviu aos propósitos farroupilhas no processo da construção da República Rio-Grandense. E esse barco foi emblemático para a história pelas façanhas feitas pelos farrapos na tomada de Laguna. Um barco que ficou na história tanto de Laguna quanto do Rio Grande do Sul por ter sido comandado por Garibaldi e ter tido vitórias importantes”, explica.
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.