Perfil

Perfil: Empresas & Empresários – Pedro Paulo Alves

Como a empresa começou
Se aos nove anos, o menino Pedro Paulo Alves fosse questionado sobre seu futuro, ele provavelmente falaria que iria seguir os passos do pai, o saudoso “seo” Manoel, que por muitos anos dedicou-se ao ofício de calceteiro. O que ele não poderia imaginar, é que a vida lhe proporcionaria muito além, e que mais do que abrir estradas, ele também teria a capacidade de liderar uma equipe de 32 funcionários, que hoje são capazes de construir, reformar e restaurar qualquer estrutura. Aos 46 anos, o proprietário da Magapavi, popularmente conhecido por Paulinho, começou a vida profissional vendendo laranjas e recorda com saudosismo os tempos de infância e adolescência: “Aos nove anos fui em busca de algo que pudesse dar retorno financeiro. Creio que ali despertava meu tino comercial. Aos 14 anos decidi trabalhar com meu pai, de onde tive de me afastar quando fui chamado para o Exército. Quando vi que aquela não seria a trajetória que queria pra mim, voltei à atividade anterior, até surgir a primeira oportunidade de construção”. A criação de sua primeira empresa, a P.P.A., aconteceu em 1994, sendo superada pela criação da Magapavi, em 1997: “ De lá para cá são inúmeras as obras e restaurações realizadas. Além de Laguna, que é minha menina dos olhos, acumulo no currículo obras em Criciúma, Imbituba, Lages, Capivari de Baixo e Treze de Maio”, relaciona o empresário, que quando questionado sobre um momento especial na carreira, aponta de imediato: “Ver o então presidente do país, Luís Inácio Lula da Silva inaugurar em nossa cidade uma obra feita por minha empresa. Foi uma emoção sem tamanho, me faltam palavras até hoje para descrever o sentimento”. Sobre o maior desafio, lidera a lista do tubaronense, a revitalização da orla: “Foi um processo desafiador. A equipe toda teve que lidar com fatores ecológicos, como as corujas e as dunas. Passar por lá hoje e ver tudo concluído é muito bom”. Casado com Nara, com quem tem os filhos Bruna e Gabriel, Paulinho procura seguir seu lema de vida: “Trato os outros como gostaria de ser tratado e acredito que teríamos uma sociedade bem melhor se esta máxima fosse colocada em prática com intensidade”, analisa. Fã de Roupa Nova, em especial da música Linda, o empresário procura estar sempre pensando no amanhã: “Sou muito organizado e procuro manter esta linha também nos meus planos para o futuro. Hoje trabalho muitas vezes sem folga ou feriado porque tenho a meta que daqui há 9 anos estarei passando o bastão para o meu filho. Hoje, ainda criança, se você perguntar o que ele quer ser quando crescer, responde: Trabalhar na Magapavi. Já é um bom começo”.
Projetos
Acredito que cheguei no ápice da minha realização. Já conquistei tudo que desejei. Daqui para frente é trabalhar o necessário, para talvez, aos 55 anos, passar o comando da empresa para o meu filho Gabriel.

 

Conquistas
Vejo que tudo aquilo que adquiri no sentido material foi fruto de muito trabalho, uma batalha vivenciada diariamente. No âmbito pessoal, sem dúvida alguma, meus filhos são os maiores presentes que poderia ter ganho.

 

Qualidades e Defeitos
Faço amizade fácil e procuro estar sempre de bem com a vida. Meu maior defeito é ser perfeccionista em tudo que faço.

 

Lugares
Indico o restaurante Arrastão. É um lugar da cidade onde se pode saborear boa comida, em um ambiente confortável e aconchegante.

 

Mania
Meu hobby é ir para o sítio. Também gosto muito de cozinhar. Minha família, especialmente minha filha, elegeu o tatu recheado como a especialidade do “chefe”.

 

Um Desejo
Desligar o celular e tirar férias por 30 dias corridos.

 

Viagens
Ouro Preto e Punta Del Leste foram os mais especiais. Indico também Montevidéu e Buenos Aires.

 

Receita de Bem-Estar
Ajudar ao próximo.

 

Não Vivo Sem
Meu carro. É ele quem me transporta para o lugar que preciso ir.

Deixe seu comentário