Durante uma visita que fez na quarta-feira, 21, ao gabinete do prefeito Samir Ahmad, inclusive com coletiva à imprensa local, em companhia do historiador Adilcio Cadorin, o trineto de Anita e Giuseppe Garibaldi, Francesco Garibaldi Hilbbert, que conhecia Laguna pelo que sua mãe sempre falou e até por documentário feito pela RAI em 1980, recebeu a Comenda de Brito Peixoto e uma bandeira de Laguna. Presentes também os secretários de Comunicação, Rômulo Camilo e de Educação, Juliana Luz, vereador Edi Nunes, presidente Vanere Cardoso, da Fundação Lagunense de Cultura e Paulo Sérgio, da Defesa Civil e alguns estudantes de Arquitetura, da Udesc.
Pela primeira vez no Brasil, Francesco expressou que estar em Laguna era um sonho que estava realizando. “Desde criança tinha essa grande vontade de conhecer as origens de Anita, e estar aqui é uma sensação de estar em família”.
Na Itália, disse ser o responsável por manter viva a história da família Garibaldi através da literatura, eventos e ações que pretendem fortalecer a união entre Brasil, Itália e Uruguai. “A caminhada de Anita e Giuseppe é conhecida em todo o mundo, sendo que o legado na Itália é muito forte e queremos expandir ainda mais”, diz.
Em forma de gratidão, ele fez a entrega ao Prefeito lagunense, de um vinho, que teve produção especial limitada de apenas mil garrafas em homenagem a Anita. “Receber Francesco é fortalecer a importância de Anita para a história de Laguna e aproximar ainda mais as relações do município com o povo italiano”, disse o prefeito Samir.
Ainda na quarta-feira, Francesco visitou alguns pontos turísticos de Laguna e já no final da tarde recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores.
À noite participou da estreia da Tomada de Laguna/2022.
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.