Profissional em destaque

Adriel Henrique Martins Cardoso

Representante da segunda geração de sapateiros da família, o lagunense Adriel Henrique Martins Cardoso compartilha com os leitores um pouco mais sobre sua trajetória até aqui.
Inspirado no legado do pai, Josué, que está no ramo há mais de 20 anos, ele cresceu nesse universo: “Desde criança me via entre os sapatos e ferramentas, mas não sabia ao certo se era o que gostaria de levar como profissão. Cheguei a trabalhar como estoquista e no ramo da informática, mas o tempo me mostrou que era mais sensato dar continuidade ao negócio da família”.
E assim, o focalizado buscou dinamizar o espaço e trazer ainda mais valor a profissão: “As pessoas acabam tendo um pré julgamento e querendo colocar valor no serviço. É preciso mostrar que trata-se de um trabalho completamente manual, artesanal, que demanda tempo e conhecimento”.
Sobre as alegrias e o desafio de ter o pai como colega de trabalho, avalia: “Ele é o meu mestre. Tudo que não sei, recorro a mesa ao lado. Eu só vejo benefícios em tê-lo tão próximo e aprender um pouco mais a cada dia”.
A satisfação e reação dos clientes ao retirarem as peças é o que mais lhe satisfaz: “Não há dinheiro que pague ver um sorriso, um olhar de supresa, receber um elogio e ver as pessoas saindo da sapataria satisfeitas com o que conseguimos fazer com sapatos que carregam histórias e que poderão voltar ao uso”.
O consumo consciente é outro ponto destacado por Adriel: “Através do reparo é possível gastar bem menos do que adquirindo um novo sapato, além do descarte, que não será necessário”.
Casado com Ana Paula, com quem tem a filha Iris, nas horas de folga ele se realiza com a música: “Moramos em Morro Grande, bem no interior. Além de desfrutar da calmaria da localidade, também dedico meu tempo à música e trabalhos extras de cenografia musical”.

Deixe seu comentário