Através de artigos de opinião, os 9º anos foram convidados a escrever sobre assuntos diversos.
O problema das agressões às mulheres
A Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – mostrou com pesquisas que o assunto “a postura dos brasileiros perante à violência à mulher” tem diversas visões preocupantes, sendo as principais: subordinação ao homem e roupas mais vulgares serem motivos de agressões e abusos.
Desde os tempos remotos, a mulher era posta como subordinada do homem e junto a isso, ser dona de casa. Mas como nós sabemos, esses pensamentos são completamente equivocados. Decidir a posição da mulher e tratá-la como um ser inferior é totalmente errado, obstruindo até a moralidade e a própria imagem da mulher, por isso, denunciar é a solução, quanto mais espaço der para esse tipo de ação, mais vai acontecer.
Outro fato utilizado como desculpa para a agressão às mulheres é sua vestimenta, que podendo ser vulgares, colocam os atos hediondos nelas. Porém o uso dessas roupas pode atrair pessoas mal intencionadas, por isso não utilizar essas roupas pode ser uma solução.
Concluímos, então, que ainda na visão dos brasileiros perante as agressões às mulheres são, em sua maioria, distorcidas e equivocadas, porém cada dia que passa, mais essas visões erradas sobre a mulher são enfraquecidas.
Denunciar as agressões às mulheres é de grande importância para o equilíbrio social e a própria preservação da imagem delas, por isso, devemos manter essas atitudes boas para um Brasil melhor socialmente.