Educação Geral

Udesc – Estudantes apresentam iniciativas de extensão em mostra itinerante

A produção acadêmica e o legado que vem sendo construído pela nossa Udesc, através de alunos e professores foi reunido e divulgado na quarta-feira, 6, oportunidade em que a Direção de Extensão, Cultura e Comunidade DEX.LEVE da Udesc Laguna promoveu a M.I.L.E.V.E. (Mostra Itinerante Legado da Educação Vivência na Extensão), na qual a Extensão Universitária esteve à mostra para a comunidade interna e externa.
A circulação do terceiro pavimento do bloco II do campus foi ocupada por bancas (livremente inspiradas nas bancas de pescadores em volta do Mercado Público), por meio das quais estudantes extensionistas apresentaram as seguintes iniciativas de Extensão:
Comunidade Retrô, Nada é lixo, Gentilezas urbanas, Biodiversidade em foco, Incêndio Zero, Mundo Mágico da Química, IdeAção, Slow Food Laguna, Naturbe, Carreira Plena, Galinhas caipiras, Desmitificando os animais, Habitar Saudável, Dança é vida, Cidade falada, Guardiãs da Etnobotânica, Biodiversidade e Sustentabilidade, Urban Sketchers, Cultivando o Saber, Cursinho Garibaldi, Módulo e Idealize.
A MILEVE também contou com atrações culturais como o “Dr. Smith”, o grupo MADRIGAL, além de palestra da Profa. Arq. Milena Brandão do IFSC, sobre o papel atual da Extensão na sociedade brasileira.
Para o Professor e Diretor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc Laguna, Douglas Heidtmann Jr. a troca entre acadêmicos e a população é fundamental: “A universidade pública brasileira amalgamada à tríade Ensino-Extensão-Pesquisa vem demonstrando o quanto é importante que, como instituição, sempre esteja conectada à realidade das comunidades em que está implantada. No contexto de Laguna, a Extensão da Udesc possibilita que docentes e discentes dialoguem com a população e compreendam de que modo o conhecimento acadêmico, em consonância com o conhecimento comunitário, pode contribuir para melhorias na região, em áreas como meio-ambiente, cultura, tecnologia, entre outras. Por exemplo, há iniciativas que se relacionam com o Patrimônio Cultural, com a Biodiversidade do Complexo Lagunar, com a preparação para os modos de ingresso na própria universidade, com os modos de habitar, de se alimentar e de se entreter, dirigindo-se a públicos como crianças, jovens e idosos”.

Deixe seu comentário