O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), através do consórcio Setep-SetorSul, esta semana iniciou os trabalhos para a construção de pistas e obras de arte especiais (OAEs – viadutos e passagens inferiores) previstos no Lote 1 na travessia urbana de Laguna. As obras, integrantes do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, fazem parte do trecho catarinense da duplicação da BR-101 Sul, segmento de ligação com a cabeceira Norte da ponte sobre o Canal de Laranjeiras, em nossa cidade. Os primeiros trabalhos são para a supressão vegetal no lado esquerdo da pista, próximo à comunidade de Bentos. Esse ponto da rodovia marca o fi nal do primeiro segmento do Lote 25 e início do Lote 01. A maior parte das árvores são eucaliptos, que serão serrados, cubados para medição e com a madeira destinada para doação. Por sua vez, os exemplares de butiazeiros serão transplantados para outras áreas próximas da rodovia. Os trabalhos de supressão vegetal precedem as atividades diretas de engenharia para as futuras pistas. Os trabalhos iniciais continuar nesta semana, sem alterar o fl uxo de trânsito na rodovia. Porém, os usuários da BR-101 Sul devem fi car atentos à circulação de trabalhadores e equipamentos. Como será a obra – O segmento de obras de duplicação da BR-101 Sul/SC, entre Bentos e Cabeçuda/Canal de Laranjeiras integra o trecho da rodovia federal entre Florianópolis e Osório, no Rio Grande do Sul, principal eixo viário longitudinal da região Sul, via preferencial entre Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. É uma área que possui uma malha rodoviária relativamente densa, composta por esta rodovia e por um conjunto de outras rodovias federais, estaduais e municipais, que proporcionam ligações viárias importantes para a região. O trecho em duplicação no Lote 01 atravessa aglomerado urbano de Laguna, com inúmeros distritos, povoados, pequenos núcleos habitacionais e mesmo moradias isoladas próximas às margens da rodovia. Os dispositivos de segurança, como passagem inferior de pedestres e passarela, vão proporcionar maior comodidade e segurança aos moradores lindeiros de Bentos, Barranceira e Cabeçuda.
Características da obra da rodovia
O trecho terrestre da Travessia Laguna: – Extensão de 8,2 quilômetros, sendo 5,38 quilômetros de pistas duplicadas, entre o km 308,000 e o km 313,105 e entre o km 315,920 e o km 316,200 somados a extensão da ponte em construção, com 2830 metros;
– Interseção em dois níveis no acesso à Comunidade de Bentos – km 307,500 (lote 25/SC);
– Duplicação em paralelo à pista atual – km 308,0 – km 313,105 (lado direito sentido Norte-
Sul);
– Projeto de integração da pista duplicada com as laterais da BR-101/SC – km 308,0 – km 313,105;
– Passagem Inferior de Pedestres – Km 310,50;
– Interseção em dois níveis no acesso à Laguna por viadutos – km 308,52 (22,8 metros de extensão) – km 311,8 (acesso a Laguna, com 71,25 metros de extensão);
– Passarela no km 312,82, em Cabeçuda.
Atenção para circulação de equipamentos e trabalhadores no km 314, no Bananal
Os usuários da BR-101 Sul/SC devem redobrar os cuidados ao trafegar pelo km 314 da rodovia federal, no bairro Bananal, no limite entre as cidades de Laguna e Pescaria Brava. Neste segmento, o DNIT concentra trabalhos de remoção de solo de baixa resistência e rochas para construção da futura cabeceira Sul da ponte sobre o Canal de Laranjeiras. Com as atividades, o ritmo de movimentação de trabalhadores e equipamentos é intensa, principalmente próximo no retorno em nível no entorno do acesso ao Bananal. Próximo à frente de obras, seguem a construção do viaduto de acesso ao Bananal e comunidades interioranas de Laguna e a elevação de taludes para padronização das pistas às novas dimensões da duplicação. O tráfego de veículos continua no entorno dos trabalhos por desvio, sinalizado e identifi cado. Os motoristas que precisarem acessar as comunidades lindeiras das duas frentes de obras precisam atentar à confi guração de pista, principalmente ao retorno em nível sinalizado. Para os motoristas que trafegam rumando para o Norte catarinense, é proibida a conversão à direita para acesso ao Bananal. Para esta manobra é necessário o uso
da rotatória, fi cando atentos à sinalização provisória disposta. Outra recomendação feita pelo DNIT e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) é a manutenção da velocidade constante em 60 km/h, para evitar a formação de tráfego lento. Todas as frentes de obras e o desvio lateral estão devidamente sinalizados, fi cando os usuários obrigados a segui-la. Respeite os pedestres – Os trabalhos para construção de pistas e adequação do traçado antigo entre o km 315 ao km 318 estão inseridos em aglomerado urbano, com movimentação de pedestres e circulação de transporte coletivo. Os motoristas devem atentar a essa movimentação, mantendo sempre a faixa da direita reservada ao tráfego local. Os pedestres devem respeitar os locais de travessia de pista e redobrar os cuidados a circulação dos veículos. Para garantir a circulação dos moradores, calçadas foram construídas para delimitar o fl uxo da rodovia e dos transeuntes, em ambos os sentidos de tráfego no desvio. É proibido o estacionamento de veículos sobre a calçada, assim como a manobra de ultrapassagem pela faixa da direita.