Perfil

Perfil: Empresas e Empresários – Pedro David de Andrade Luz

Como a empresa começou
Se em vida, “seo” Geraldo e dona Arlete não puderam acompanhar toda trajetória, provavelmente hoje, de algum lugar, assistem orgulhosos a forma como o estabelecimento um dia idealizado por eles, é cuidado. Na terceira geração, o Geraldo Restaurante, na ponta da Barra, faz história na vida de lagunenses e turistas há mais de 50 anos, e atualmente, na administração do neto, Pedro David de Andrade Luz, vem se adequando e modernizando cada vez mais, sem nunca perder sua essência. Aos 21 anos, o jovem empresário, de alma empreendedora, orgulha-se por fazer parte desta história desde os primeiros anos de vida: “Cheguei neste restaurante de fraldas e nem sei como seria viver longe deste ambiente. Aos 10 anos, eu já ficava no caixa e de forma natural fui adquirindo cada vez mais responsabilidade”, esclarece Pedro. Mas resgatar a história de um dos estabelecimentos gastronômicos mais antigos da cidade não é tão simples. Na companhia do pai, Vilmar, ele recorda todo o esforço do avô: “Há 50 anos ele montou uma peixaria, mudando tempos depois o comércio para um armazém. Como a maior parte dos pagamentos era feito com peixes e na época em que a safra não era das melhores, o prejuízo era garantido, chegou a pensar em fechar as portas”. Mas eis que uma bela ideia surge: A iniciativa de transformar o estabelecimento em um bar, que serviria como ponto de referência para turistas, visitantes e pescadores: “Minha avó ficou responsável por fazer e fritar os salgados. Meu avô cuidava do atendimento”. De lá para cá, com o peso da idade e problemas de saúde do patriarca, entrava em cena o filho de “seo” Geraldo, Vilmar, que estava disposto a dar continuidade ao bar, naquela época também já restaurante: “Meu pai passava muito tempo viajando e não tinha como se dedicar integralmente. Com o passar dos anos a história foi se moldando, e na companhia de minha mãe, Edna, que assumiu a cozinha, iniciaram a nova empreitada”, relembra Pedro. A frente do empreendimento há cerca de 4 anos, ele vem dinamizando o restaurante: “ Já foram realizadas algumas ampliações na estrutura, reformas, troca de mobiliário, incremento de cardápio, que inclusive no último fim de semana ganhou um plus, com novas entradas e pratos, além da carta de cervejas importadas, vinhos e champagnes, que deram um toque a mais”, enfatiza. Entre os clientes anônimos e os vips, ele ressalta alguns que já passaram pelo Geraldo: “Já tivemos a satisfação de receber as globais Juliana Paes e Maria Paula. Aqui da região, a dupla Marlon e Maycon”. Quando questionado sobre o futuro da Barra e sua semelhança com lugares paradisíacos como a famosa Lagoa da Conceição, de Florianópolis, o empresário avalia: “Tenho a expectativa de que nossa região tem muito a crescer. É um pedaço ainda virgem, que tem muito a ser explorado”.

Projetos
Finalizar todos os projetos que estão em execução. Ainda no último fim de semana, lançamos novos pratos em nosso cardápio, com novas entradas e variedade de frutos do mar. Futuramente, planejo a expansão do restaurante, levando uma filial para outra cidade.

Conquistas
Dar a continuidade de um empreendimento que foi o sonho do meu avô e ter elevado o restaurante a um nível melhor.

QUALIDADES E DEFEITOS
Me considero muito corajoso e arrojado e talvez esta qualidade, quando em excesso, acabe sendo meu maior defeito.

LUGARES
Passo a maior parte do meu dia no restaurante, quando não, gosto de estar na casa da minha namorada.

MANIA
A faculdade de Direito, a qual já estou finalizando, é uma de minhas maiores paixões. Não tenho planos de exercer a advocacia, pelo menos não tão brevemente, mas confesso que os estudos são meu verdadeiro hobby.

Um Desejo
Transformar o Geraldo em um restaurante de referência para toda a região.

Receita de Bem-Estar
Jogar futebol com os amigos. É sagrado.

Viagens
Conheci Porto Seguro e lá tive a certeza de que Laguna ainda possui um futuro promissor. Pretendo conhecer a Europa, não apenas para fazer turismo, mas também para absorver um pouco daquela cultura e expandir meus conhecimentos.

Não Vivo Sem
Celular.

Deixe seu comentário