Os apoios, números 35 e 36, da ponte para travessia do Canal de Laranjeiras, seguem em ritmo acelerado de construção. Os pilares vão sustentar o trecho estaiado da estrutura, em construção no conjunto de obras de arte especiais (OAEs) para travessia urbana de Laguna. A estrutura, que terá 2830 metros de extensão quando finalizada, faz parte das obras de duplicação da BR-101 Sul, entre os municípios de Palhoça (SC) a Osório (RS). Com as 40 estacas de sustentação já finalizadas (vinte em cada pilar), o consórcio Ponte de Laguna, formado pelas empresas Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase, pode construir e finalizar os consoles, bases de concreto que servirão de base para os dois mastros. Cada mastro terá 62 metros de altura, contando das pistas, e cerca de 76, quando contado a partir do espelho d’água da lagoa Santo Antônio dos Anjos. Ao todo, os dois apoios concentram quatro frentes de trabalhos, em dois turnos, com creca de 140 trabalhadores diretos no total. O vão estaiado terá 200 metros de comprimento, com 100 metros de vão de equilíbrio em cada lado (Norte e Sul) somando 400 metros ao todo. Os trabalhos seguem, agora, para a elevação dos mastros, em ambos os apoios. Fotos geram filas – O acréscimo de veículos em circulação pela BR-101 Sul nesta temporada de Verão acumula tráfego lento no trecho de pista simples entre o km 308 ao km 317 da rodovia federal. Com a sinalização vertical indicado a manutenção do limite de 60 km/h no segmento, motoristas estão parando o veículo sobre as faixas de rolagem ou acostamento para produção de fotos das obras de construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras. A manobra, além de irregular (artigo 181, inciso V do CTB) gera transtornos os demais usuários e retarda ainda mais o avanço de tráfego. A construção da ponte em Laguna, é empreendimento rodoviário de grandes proporções. Toda a comunidade lindeira, localizada nos bairros Cabeçuda e Mato Alto precisam atentar para alguns itens de segurança. O mesmo é requerido dos pescadores, turistas e usuários da BR-101 Sul que trafegam entre o km 312 ao km 314. Pescadores artesanais ou turistas que naveguem pela Lagoa Santo Antônio dos Anjos por canoas, lanças ou jet-skis devem atentar a circulação das balsas de serviço, transportando peças, camisas metálicas, trabalhadores, aduelas e combustível, navegando do Canteiro Central até a frente de obras em água. É preciso observar o espaço sinalizado com boias metálicas, onde o canal de serviço foi dragado para circulação das embarcações envolvidas na construção da ponte. O DNIT e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitam aos motoristas e pedestres, por vez, para atentar a movimentação de equipamentos e trabalhadores nas obras de construção. A frente de trabalho está toda cercada por tapumes, para evitar que pessoas não autorizadas possam acessar à obra, se expondo a riscos desnecessários. Para a população lindeira é preciso atentar aos cuidados necessários para cruzar as faixas de rolagem construídas no desvio. Há um ponto para travessia de pedestres identificado que deve ser respeitado. É proibida a entrada de pessoas não autorizadas nas frentes de serviços. Atenção redobrada também a movimentação de trabalhadores e equipamentos na rua Dr. Paulo Carneiro, no bairro Cabeçuda, lindeira aos trabalhos. Toda a movimentação de obras é acompanhada por técnicos do consórcio Ponte de Laguna, da supervisora de obras e do DNIT.
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