Carnaval

Abadás: O ingresso que dita moda e marca época

Restando menos de 800 abadás para completar as vendas, isto até o fechamento desta edição do JL, já fica a certeza de que o sucesso do Bloko Rosa 2014 é mais que garantido. Daqui para frente, resta apenas esperar a chegada do sábado de Carnaval, reunir os amigos e curtir tudo que os mais de 7 mil m² de concentração terão para oferecer! Mas, um tema em especial é de grande interesse da ala feminina do bloco. O assunto entre as rodas de mulheres de todas as idades, está direcionada as cores do abadá, que a cada ano recebe um novo layout e que ganha o “toque” especial das foliãs, que costumam deixar a peça da forma mais personalizada possível. Ao completar 10 anos, o Bloko Rosa, um dos pioneiros neste perfil, desde sua primeira edição, optou pela utilização do abadá: “No primeiro ano, em 2004, em conversa com o proprietário de um outro bloco, que frequentava as festas na Bahia e que já havia trazido esta ideia para Laguna, sugeriu que fizéssemos esta identidade. Desde então, virou tradição”, explica Renato Braz. Os primeiros abadás foram produzidos em gráficas da região, mas anos depois, em contato com organizadores de eventos de grande porte, como o Folianópolis, Renato foi ampliando sua rede de contatos, e através desta parceria, conseguiu ir em busca de novos fornecedores: “Fabricamos os abadás na Bahia, em virtude do valor, que é mais acessível”, avalia. Outro aspecto que vale acrescentar com o surgimento da vestimenta, foi o aquecimento na economia através da customização: “É algo de maior abrangência do que se possa pensar, e envolve não apenas o trabalho das costureiras, mas também de lojas de aviamentos, acessórios, tecidos e roupas em geral”, pontua. Renato faz questão de esclarecer também que o modelo do abadá de cada ano passa por todo um processo de análise, desde a cor até a ideia da arte. “Em 2011 passamos a dar enfoque a outras cores além do rosa, pois estavam ficando muito semelhantes. Agora, em 2014, em virtude dos 10 anos, voltamos a explorar o rosa, que é o nome e identidade do bloco”. Personalizado, customizado ou da forma tradicional, o importante é garantir o abadá, porque a expectativa da organização é que o último lote esteja esgotado já nos próximos dias. Portanto, aos foliões fica a dica de passar na Loja do Bloko Rosa, na Praça República Juliana ou ainda fazer a compra através da internet, no site www.abadalaguna.com.br

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