A vocação pela Medicina “corre nas veias” de Sildja Correa de Carvalho Silvestre desde os tempos de infância. Amor tamanho e suficiente para servir de exemplo ao filhos Jennifer e Brian, que já trilham caminhos semelhantes ao da matriarca. Com 30 anos de profissão, referência em Ginecologia em Laguna e região, casada com o engenheiro Alberto Silvestre, é criciumense apenas de nascimento, mas lagunense de alma e coração. Filha do saudoso Aldo e de dona Azair, a escolha pela especialização que iria seguir após concluir a formação veio antes mesmo de concluir a vida acadêmica: “Assim que passei no vestibular, em 1977, percebi que me sentia atraída por temas como as doenças femininas e me emocionava quando via o nascimento de um ser humano. Foram fatores essenciais para seguir na Ginecologia e Obstetrícia”. Atendendo uma média de 60 pacientes por dia, Sildja é apaixonada pela profissão e garante que se tivesse que começar tudo novamente, faria as mesmas escolhas: “Creio que o médico ainda é hoje um formador de ideias da população. Não maior, por conta do pouco tempo que o mesmo dedica neste binômio médico-paciente”. Assim como grande parte das mulheres do mundo moderno, a profissional possui dupla jornada: “Além do meu trabalho, tenho as preocupações inerentes a da figura feminina em um lar, que é manter a integridade familiar”. Mãe coruja quando o assunto são seus pupilos, o ano que mal começou já rendeu boas notícias e ao que tudo indica trará outras: “Ainda esta semana, fui comunicada de que a Jennifer passou na residência de Ginecologia e Obstetrícia, na Maternidade Darci Vargas, de Joinville, motivo de muita felicidade e orgulho. Meu caçula, Brian, colará grau em Medicina em julho deste ano”.
Projetos – Os planos profissionais ainda existem, mesmo já tendo 30 anos de formada, mas ainda estão em andamento, apenas no pensamento e por enquanto são apenas sonhos. Na área pessoal, desejo ver meus filhos encontrando o caminho da felicidade, tanto como pessoas quanto profissionais. Ainda esta semana, recebi a feliz notícia de que Jennifer passou na residência de Ginecologia e Obstetrícia, na Maternidade Darci Vargas, de Joinville, motivo de muita felicidade e orgulho. O Brian colará grau em Medicina em julho deste ano.
Conquistas – Acho que minha grande conquista foi ensinar aos meus filhos o caminho da integridade moral, firmeza de caráter e saber que ambos estão fazendo suas escolhas pessoais baseados nisto.
Mania – Meus filhos dizem que sou meio possessiva. Acho que sou uma espécie de “galinha choca”. Quero sempre eles por perto.
Lugares – Adoro minha casa. Sempre digo que ficar em casa tem um “preço especial”.
Um desejo – Ver meus filhos felizes e independentes, tanto financeira quanto emocionalmente.
Viagens – A melhor viagem foi quando fomos a Austrália, para matar a saudade de Jennifer que estava fazendo um intercâmbio pelo Rotary. Foi uma viagem em que todos os nossos passeios foram programados por ela, que na época, tinha 17 anos. Foi perfeita em todos os momentos.
Receita de bem-estar – Viajar. Não importa o destino, sempre na companhia do marido e dos filhos.
Pensamento – “Seja impecável com sua palavra. Não leve nada para o lado pessoal. Não tire conclusões. Dê sempre o melhor de si.”
Não vivo sem – Minha família. Sem ela não há razão para viver.