Com as lentes voltadas para o maior evento da cidade, o Carnaval, uma legião de profissionais ainda que no silêncio de suas salas, projetam incansavelmente a realização de um belo espetáculo. Entre uma das figuras que se destacam, está Flávio Knabben, Comandante da Guarnição Especial de Polícia Militar de Laguna, que completou 30 anos de serviço ainda este mês e que apesar de toda experiência, encara cada nova ação como um desafio a ser vencido: “Após tantos anos, confesso que aquela ansiedade ainda existe, pois o comprometimento com a Polícia Militar e com a sociedade lagunense só aumentam com o passar dos anos. O Carnaval, para a maioria das pessoas é um período de festa, mas para outras é um período de árduo trabalho, sendo este o meu caso e o de toda nossa corporação. Creio que com um planejamento adequado, com o apoio do Comando Geral da PMSC e de outras OPMs, haveremos de fazer um Carnaval seguro, como o dos últimos dois anos”, avalia. Formado em Direito, com especializações em Economia, Gestão e Segurança no Trânsito e Administração em Segurança Pública, o tubaronense, filho de “seo” José Alberto e de dona Aracy da Silva Knabben, é dono de uma trajetória profissional que se divide entre as cidades de Florianópolis, Tubarão, Imbituba e Laguna, esta última, a qual nutre um carinho especial: “Em 2011, recebi o convite do Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina para assumir o Comando da Guarnição PM de Laguna, onde estou até o presente momento. Minha carreira teve início nesta cidade e, provavelmente me aposentarei por aqui, sendo a primeira e a última OPM em que servi”. Apesar dos planos de merecido descanso, o Comandante quer dar tempo ao tempo para concretizar esta decisão: “ É um passo muito importante na vida e tenho que pensar bem, para não me arrepender. Ficarei trabalhando, pelo menos, até agosto deste ano, quando deverei tomar uma decisão final”.
Pensamento – “A palavra de um homem, um fio de bigode, vale tanto quanto sua assinatura”. Infelizmente, nos dias atuais, muita gente esquece esse aprendizado adquirido junto a nossos pais.
Conquistas – Ao longo destes 30 anos de serviço tive a possibilidade de evoluir como ser humano e como profissional, aperfeiçoando conhecimento, fazendo alguns cursos na área de segurança pública e nas áreas civis, o que, aliado ao somatório das experiências adquiridas ao longo de nossa vida em caserna, me propiciou oportunidades de Comandar Unidades da Polícia Militar, bem como em ter o trabalho reconhecido pela comunidade e pelo Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina.
Qualidades e defeitos – Falar de mim não é uma tarefa fácil, mas como qualidade não posso deixar de citar a responsabilidade para com o serviço público. Esse tema daria para escrever muito, mas não é o objetivo. Quanto a defeitos, estes são inúmeros, mas é melhor deixar para os outros falarem, pois todos nós sabemos dos defeitos dos outros e não dos nossos.
Projetos – Caso eu venha a me aposentar este ano, o primeiro projeto é descansar, tirar o “relógio”, isto é, os compromissos, e viajar um pouco. Depois que estiver cansado de descansar, se isso for possível, talvez possa pensar em um novo trabalho.
Lugares – Sou apaixonado por praia. Adoro bater papo com amigos e praticar esportes a beira mar. Em nossa cidade gosto de almoçar, de vez em quando, no restaurante Arrastão; além de adorar a vista de nossos Molhes e Lagoa de Santo Antônio.
Receita de bem-estar – Praticar esportes é uma das coisas que gosto muito de fazer, mas também adoro bater um papo descompromissado com amigos.
Viagens – Já estive em algumas partes do Nordeste (João Pessoa, Natal, Fortaleza, Porto Seguro), São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Santana do Livramento/ Rivera e Curitiba.
Manias – Vícios não sei se tenho e, se os tenho, não sei quais. Como hábito gosto de praticar esportes, além de “arranhar” um violão, sem plateia, é claro.
Um desejo – Conhecer a Ilha de Fernando de Noronha.
Não vivo sem – Praticar exercícios (esportes).