A lagunense Mara Rúbia Sant`Anna, através da Editora Estação das Letras e Cores, durante o IV Seminário Moda Documenta, estará lançando às 16h, da próxima quarta-feira (14), no Museu da Cidade de São Paulo, o seu mais novo livro “Elegância, Beleza e Poder na sociedade da moda dos anos 50 e 60”.
O livro
O que a autora antecipa: “Um livro de história da moda, mas não do relato dos trajes usados ou dos grandes costureiros de uma determinada época. Baseada na teoria da recepção, a autora realizou por meio de centenas de matérias publicadas em distintas revistas, nacionais e internacionais, a análise da experiência de uma sociedade de leitores delimitada, temporal e espacialmente, em sua relação comunicante, cujo cerne estava vinculado a um prazer estético que se realizou através do prazer de si no prazer no outro. Discute-se as concepções de elegância e de beleza que se reformularam ao longo das décadas de 1950 e 1960 no Brasil e na França e descreve-se, analiticamente, as práticas de beleza e suas implicações com a constituição de estratégias de poder, responsáveis por compor novos grupos de elite. Em meio as discussões inovadoras sobre a moda produzida nas décadas seguintes a Segunda Guerra Mundial é possível conhecer as crises, as reconstruções e os desafios vividos pela sociedade francesa para se manter como berço da Alta Costura enquanto se modernizava. Também o leitor poderá ver, a partir de novos prismas, como as publicidades, as exaltações da beleza e os concursos de miss da época reformularam estratégias de poder e inserção social e, como essas reformulações exigiram da elite sua transformação. Todos os discursos criados no contexto da segunda metade do século XX, reformulando padrões de elegância e beleza, receitando práticas diversas sobre o corpo e a alma e possibilitando o acesso ao moderno por meio do consumo popularizado do novo, além de criar outras subjetividades, criaram outras relações sociais e novos poderes e fizeram despontar no universo urbano o sujeito-moda, este ser apto a se significar pela aparência que compõem sobre si. Em três partes que agrupam seis capítulos, o leitor apaixonado por moda contemporânea lerá a presente obra envolvido por uma narrativa que nos leva a um outro tempo, talvez sem coragem de deixar o livro descansar sobre alguma mesa, afoito por conhecer a derradeira ideia”.
A autora
Mara Rúbia Sant’Anna, possui graduação em História Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales e Pós-Doutoramento na Universidade de Strasbourg (2011). É líder do grupo de pesquisa “Sociedade e Moda” e coordenadora de atividades de Extensão. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Santa Catarina e membro permanente do Mestrado em História da mesma instituição. Também é professor associado da Equipe d’Acueil 3400 “ARCHE”, filiada à Universidade de Strasbourg (FR). Concentra suas pesquisa na área de História da Cultura, com ênfase em História da Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: aparência, moda, estudos da imagem e publicidade.
Maiores informações sobre o livro ou aquisição via PagSeguro: www.estacaoletras.com.br