Acompanhado pelos secretários Luis Fernando Schiefler Lopes, da Educação e Luis Felipe Remor, da Saúde e dos vereadores Thiago Duarte e Rogério Medeiros, ambos do PMDB, o prefeito Everaldo dos Santos está voltando de Brasília, animado com os resultados obtidos, a partir de encontro com o ministro do Turismo
SANEAMENTO DO FAROL DE SANTA MARTA E CIGANA
Em audiência com o presidente Antonio de Carvalho, da Fundação Nacional de Saúde-Funasa e com a presença do coordenador geral de engenharia sanitária José Motta e do diretor Adenor Piovesan, entrou em pauta o projeto de saneamento básico do Farol de Santa Marta e de Cigana, em parceria com a Casan e que prevê ligações prediais, redes coletoras, estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto terciário, beneficiando em torno de quatro mil pessoas, sem esquecer da população flutuante durante o verão.
IPHAN
Entre as audiências, destaque também para a que o prefeito teve com a presidente Jurema Machado, do Iphan-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde também estava Robson Almeida, coordenador do Pac das Cidades Históricas. Em que pesem os cortes orçamentários, ambos confirmaram os recursos (18 milhões) para obras de cabeamento (pouco mais de oito milhões, já depositados e à disposição na Caixa) e de revitalização de prédios históricos de Laguna, todos na ordem de 10 milhões, que ainda precisam de liberação.
UTI
Como está sendo noticiado na coluna Contraponto, desta edição, para a conclusão das obras de implantação da UTI do Hospital de Laguna, o prefeito conseguiu junto ao Senador Dário Berger, uma emenda na ordem de R$ 1,5 milhão, cuja liberação deve ser conquistada logo, logo.
NO TURISMO
Contando com o apoio e presença do senador Dário Berger e do deputado Edinho Bez, o prefeito esteve em audiência com o Ministro Walfrido Lages, do Turismo, a quem fez a entrega dos projetos de revitalização dos Molhes da Barra e do Parque da Pedra do Frade. Nos Molhes, em trabalho desenvolvido por alunos da Udesc/Laguna, em parceria com a secretaria municipal de Planejamento, a intenção é oferecer uma melhor infraestrutura. Já na Pedra do Frade, entre as praias do Gi e do Sol, além da urbanização de toda a área de 330 m² é a construção do monumento a Santo Antonio. O ministro a tudo ouviu e prometeu dar atendimento.
RESTAURANTE ESCOLA
Na Coordenação Geral de Planejamento e Gestão do ministério da Educação, o prefeito e o secretário de Educação, Luis Fernando, reivindicaram a implantação de um campus avançado do IFSC – Instituto Federal de SC, com aproveitamento das instalações do Restaurante/Escola, cujas instalações estão concluídas, aliás prontas para receber os cursos de gastronomia e auxiliar de cozinha, entre outros.