Após contato do deputado Ronaldo Benedet, o secretário executivo Edson Girotto, do Ministério dos Transportes, sugeriu à presidente Dilma, a segunda-feira (13).
Principal ponto de atração de todo o Sul, a ponte Anita Garibaldi, em Laguna tem tudo para ser inaugurada na segunda-feira (13) com a presença ilustre da presidente Dilma Rousseff. Já encaminhada a sugestão à Presidência da República, até ontem (2), não havia qualquer decisão à respeito que, aliás só deverá ser conhecida na próxima semana. Com as obras da ponte já concluídas, o teste de cargas já estão marcados para a próxima semana. Iniciada em 2012, a ponte de Laguna é a segunda maior estaiada no Brasil, com 90 mil metros cúbicos de concreto e 13 mil toneladas de aço nos quase três quilômetros de extensão.
Ventos
Sobre os ventos que sopram na região, segundo o engenheiro Maury Moralles, do Consorcio, a ponte foi construída para suportar ventos de 160 km/h, detalhando que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e um consultor do Rio de Janeiro, promoveram um ensaio em túnel de vento, que seria a projeção equivalente a essa velocidade em uma maquete idêntica a da ponte, ficando comprovada a resistência. Ele também adiantou que a ponte foi projetada para uma velocidade de 110 km/h.