Capa JL em capas

Edição 1074

Ponte Anita Garibaldi: Presidente confirma inauguração

Acreditando e comprovando que Laguna é um dos lugares mais ricos do mundo em belezas naturais, aliando o passado, o presente e o futuro, o JL utiliza o registro fotográfico do ex-pároco da cidade, Padre Pedro Damázio, retratando em uma única foto as nossas três pontes: a ferroviária, a atual e a nova ponte (Anita Garibaldi). É com ela que o Jornal de Laguna apresenta a mais importante notícia para todo o sul do Brasil e que será inaugurada na próxima quarta-feira (15).
Pouco mais de três anos (exatamente no dia 21 de maio de 2012) após entregar a ordem de serviço, a presidente Dilma Roussef, da Rússia, onde se encontra, telefonou ao governador Raimundo Colombo e confirmou para às 10h30 da próxima 4ª feira (15), a inauguração da Ponte Anita Garibaldi, em nossa cidade, liberando o trânsito em seguida.
Com Eduardo Moreira
Quanto aos preparativos para a visita presidencial, no que cabe ao governo estadual, as providências estão sendo comandadas pessoalmente pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira, conforme pedido do governador Colombo.

A PONTE EM NÚMEROS

• O Consórcio formado pelas empresas Camargo Correa, M Martins e Construbase venceu a licitação ao apresentar proposta de R$ 597,2 milhões. O valor máximo não poderia ultrapassar R$ 605,4 milhões, conforme publicação no Diário Oficial da União do dia 3 de março de 2011.
• A ordem de serviço foi assinada pela presidente Dilma Rousseff no dia 21 de maio de 2012.
• A ponte estaiada — ligando cabos a duas torres — e tem 2,8 quilômetros, quatro pistas e acostamento. Os 400 metros do vão central são estaiados, ou seja, suspensos por 60 cabos de aço (15 para cada lado). Os cabos são presos em dois mastros que fazem a sustentação central: o Norte e o Sul.
• A largura total é de 25,3 metros, com duas faixas de tráfego para cada sentido (com 3,6 metros cada uma) e mais acostamento de 3 metros.
• A separação entre os dois sentidos é feita com barreiras de concreto (new jersey).
• A estrutura foi construída com aduelas pré-moldadas (blocos de concreto de grandes dimensões).
• A Torre Norte (km 314,855) teve estaqueamento de 65,07 metros; A Torre Sul (km 315,055), 52,10 metros.
• O projeto foi dividido em quatro etapas: Primeiro foi feito a fundação no solo,embaixo da ponte. As escavações tiveram 2,5 metros de diâmetro e foram protegidas por camisas metálicas. A mais profunda de todas ficou a 75,8 metros de profundidade.
• As estacas foram armadas com vergalhões de concreto e, depois, preenchidas com concreto. Foram quatro equipes trabalhando ao mesmo tempo, em pontos diferentes da ponte.
• A segunda etapa da obra compreendeu na construção dos pilares de concreto. Numa terceira fase, foi feita a colocação dos mastros, com 50 metros de altura em relação ao pavimento da ponte.
• Em cada lado dos mastros foram instalados 15 cabos, totalizando 60, tendo a função de sustentar e dar equilíbrio à estrutura. Por último, a obra entrou em fase de acabamento, quando foram colocadas as proteções laterais, pavimentação e pintura de faixas.
• Os 1.600 operários trabalharam dia e noite, divididos em dois grandes grupos: os que encaravam as águas para ajudar na escavação e na concretagem dos pilares e os que em terra operavam a montagem de cabos e equipamentos que foram usados posteriormente. O canteiro de obras onde o serviço foi feito dividiu espaço com os dormitórios dos trabalhadores: as casas azuis abrigaram mais de 600 operários, todos de fora de Santa Catarina. Também foram montados refeitório e sala de jogos espalhadas pelo terreno, que correspondia a 14 campos de futebol.

Capitania ganha novo comandante
Marcada para às 10h30 da manhã de hoje (10), a cerimônia de troca de comando da Delegacia da Capitania dos Portos de Santa Catarina, em Laguna.

 

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