O deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, PMDB, ontem (4) utilizou a tribuna para cobrar investimentos dos governos municipais e estadual para melhorar a balneabilidade das praias de Santa Catarina. “Época de verão deveria ser um período de lazer e descanso nas belas praias do litoral catarinense. Mas, infelizmente, a falta de consciência de uns que desembocam o esgoto no mar e a ausência de ação do poder público está inviabilizando esta tranquilidade e tornando as nossas praias impróprias”, disse.
O Farol de Santa Marta, em Laguna, foi lembrado pelo parlamentar como um dos paraísos ameaçados pelos dejetos de esgoto lançados ao mar. “O problema é grave. Além de provocar um impacto ambiental, oferece sério risco à saúde das pessoas”, disse. O local atravessou 2015 inteiro sem condições de balneabilidade. Mais de 3 mil pessoas vivem na localidade, que passa de 15 mil veranistas na temporada.
O parlamentar cobrou mais investimentos da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), e do Governo do Estado, para auxiliar os municípios nos projetos de saneamento básico e executar obras que amenizem e eliminem o esgoto lançado ao mar. “Este problema prejudica à saúde das pessoas, o turismo e o meio ambiente no Estado. Por isso se faz necessário aplicação de recursos em estações de tratamento, em conjunto com tecnologias ambientais, para minimizar os prejuízos no litoral”, declarou o Vampiro.
Deixe seu comentário
Você precisa ser cadastrado para comentar.