Perfil

Letícia de Oliveira Preuss

Aos 28 anos, a escritora lagunense é autora do livro Elemental – a floresta e a pedra, aventura de ficção infanto-juvenil

Apaixonada pelo universo da leitura desde a infância, a escritora Letícia de Oliveira Preuss lembra carinhosamente da época em que era presenteada pelos pais, com livros que muito a incentivaram a tomar gosto pelo hábito. Com a chegada da adolescência, por volta dos 15 anos, foi apresentada ao jogo RPG de mesa, brincadeira em que se criam personagens e um enredo. Durante uma partida, ela percebeu que não apenas gostava de ler, como também conseguia escrever histórias. Surgia ali, um projeto que culminou em seu primeiro livro, Elemental – a floresta e a pedra.
Aos 28 anos, bacharel em Design de Moda, a filha de Carmen Lúcia e Leoberto Preuss, concluiu o Ensino Médio em Laguna e mudou-se para Brusque para dar início a vida universitária: “Fui morar com a minha tia, para realizar o sonho de cursar a faculdade desejada. Iniciei com estágios na área de produção de eventos de moda. Foi também nessa época, que consegui meu primeiro emprego em uma empresa tão pequena que ao mesmo tempo em que criava as meias em um software específico, ajudava na produção, dobrando e embalando”, recorda. Já formada, regressou para Laguna, aonde chegou a exercer a função de assistente de estilo em uma fábrica.
Atualmente, Letícia dedica-se a preparação para concursos públicos e concilia os estudos com a literatura. Com o fechamento do primeiro livro, ela deu continuidade à história da primeira edição, que por ter ficado muito extensa, acabou sendo dividida em três partes. Além dessa trilogia principal, ela acumula mais oito sinopses de futuros livros do universo Elemental, além de projetos paralelos que estão em andamento e mais nove trabalhos aleatórios que passam pela fase de pesquisa e rascunhos.
Com uma rotina organizada, dividindo seu dia entre os estudos e livros, a escritora usa os momentos de lazer para se dedicar aos seus prazeres prediletos: “Durante a noite leio e assisto séries, além de cuidar da manutenção da página do Elemental no facebook. Aos domingos, sem falta, vou ao ensaio do Coral Santo Antônio dos Anjos, do qual participo desde 2001”.
Para o futuro, os planos são muitos: “A perspectiva do meu amanhã ideal, será me dedicando integralmente a carreira de escritora e conseguir me manter através disso. Mas cogito algo mais real, conciliando a escrita com outra atividade, que me proporcione tranqüilidade em todos os aspectos possíveis, desde a parte financeira até pessoal. Além disso, tenho muita curiosidade por culturas e história, e gostaria de poder viajar e conhecer outros países, especialmente a Alemanha, de onde vieram meus trisavós”.

Deixe seu comentário