Breithaupt e Wisintainer contra as altas cargas tributárias. Eles também defenderam a união de todos para desenvolver o turismo na terra de Anita
Organizado pelo ativo presidente Natanael Wisintainer, do Sindilojas, na noite de 3ª feira (8), Laguna recebeu dirigentes do Sistema Fecomércio, liderados pelo presidente Bruno Breithaupt, quando durante um encontro na sala de cinema do Laguna Tourist Hotel, a exemplo do que já ocorrera em Tubarão, Criciúma e Araranguá, e acontecerá em todo o estado, foi levantada a bandeira contra as altas cargas tributárias, inclusive com o lançamento da campanha “Já tá pesado demais”, em alusão à recriação da CPMF, em tramitação no Congresso através da PEC 140/2015.
Para uma seleta plateia de empresários lagunenses, Breithaupt chegou a enumerar que já são pagos 92 tributos, pesados demais para o consumidor, que é quem vai pagar a conta. Lembrou que com a CPMF, aumenta o custo do produtor, que passa para a loja, o que fará que chegue ao consumidor um aumento de mais de 2%, logo aumentando também a inflação, mesmo “verbo” apresentado pelo vice-presidente Celio Spagnol.
Os levantamentos da Fecomércio indicam que, se aprovada a CPMF, 40% de tudo o que se produz será retirado de circulação, impactando na competividade brasileira. Além disso, a estimativa é que sejam retirados R$ 1,3 bilhão da economia de Santa Catarina, se acatada com a alíquota de 0,2% sobre todas as operações bancárias. Daí a necessidade de envolver todos os segmentos, colocando a posição da importante entidade e buscando ideias nesses encontros para a troca de experiências para outros. A destacar que, além da discussão, como a de terça-feira em Laguna, a campanha já está no ar, na verdade no site fecomercio–sc.com.br e logo ganhará as ruas.
Desde o ano passado, a Federação discute o tema junto às bancadas de deputados e senadores catarinenses em Brasília e com o Poder Executivo do Estado. A população também pode participar, através do site da campanha, disponibilizado no Canal de Articulação pela Fecomércio SC, para intermediar o contato do catarinense com sua base política. Ao assinar a campanha, o email é encaminhado aos parlamentares catarinenses, governador do Estado e a presidente Dilma Rousseff.
Turismo
Em alocuções, igualmente interessantes, os presidentes Bruno Breithaupt (sendo entrevistado por Batista Cruz e observado por Sebatião Honorato, o Tacko), da Fecomércio e Natanael Wisintainer, do Sindilojas, defenderam ações para o desenvolvimento do Turismo em Laguna, cidade que conta com inúmeras atrações, inclusive apresentando o resultado de um pesquisa realizada na temporada, envolvendo o carnaval na terra de Anita, Florianópolis, São Francisco do Sul e em Joaçaba. Eles defenderam a união de todos,afirmando que “todos juntos têm condições de crescer. Separados, nunca, observaram.
O diretor regional do SESC, Roberto Martins, por sua vez, anunciou a possibilidade de instalação de uma escola de ensino fundamental em Laguna, inclusive autorizando Wisintainer a buscar a locação de um imóvel.
Também presentes ao encontro de Laguna, o diretor executivo da Fecomércio, José Agenor de Aragão Junior e o diretor regional do Senac, Rudynei Raulino.
De Laguna, além de Wisintainer, o presidente Roberto Carlos Alves, da Câmara de Vereadores,Mauro Candemil, da Agência Regional de Desenvolvimento, presidente Damianos Andreadis, da CDL, Rodolfo Godinho, secretário de Planejamento, João Batista dos Santos, representando o prefeito Everaldo dos Santos (que estava na capital) e mais os empresários Same Omar, Marcio Medeiros, Sérgio e Ana Lúcia Castro, José de Mello Jr, Patrick Paulino e Sebastião Fernandes Honorato, o conhecido Tako, entre outros.