Alguém, em alguma garagem ou laboratório, em algum lugar do mundo, está trabalhando em algo que irá tornar a sua empresa, o seu trabalho, ou até mesmo você, obsoleto. Duas pesquisas comprovam o que eu digo para você: Nos próximos 10 anos, mais da metade das empresas que figuram hoje na Fortune +500 simplesmente deixará de existir. Além disso, estima-se que 67% das pessoas mudarão totalmente de carreira na próxima década. Todos os dias estamos mais perto de um momento de total ruptura, que irá transformar de forma definitiva o modo como vivemos, e a maioria das pessoas simplesmente não está nem mesmo ciente do que está para acontecer. Quer algumas evidências? Então continue lendo esse texto.
Evidência número 1: Carros autônomos. Basicamente, são carros que não precisam de um motorista para guiá-los. Através de um software, o carro dirige sozinho sem qualquer problema, evitando inclusive o grande problema que enfrentamos hoje: o erro humano. Esses carros já existem e inclusive existem protótipos rodando aqui no Brasil. Muito em breve não haverá a menor necessidade de dirigir e tirar a carteira de motorista, o que significa o fim de vários empregos e segmentos empresariais. Você é dono de uma autoescola ou de é corretor de seguro de automóveis? Pense bem se não está na hora de procurar uma renovação no seu negócio.
Evidência número 2: Realidade virtual. Finalmente, depois de tantas promessas decepcionantes feitas no final dos anos 80, hoje a realidade virtual é – desculpe o trocadilho – realidade. E o principal – é acessível! Em alguns anos, talvez menos do que você imagina, vários negócios serão afetados por essa tecnologia, e provavelmente você também precisará se adaptar. Que tal começar a pensar em como aproveitar a realidade virtual no seu segmento de mercado? Veja, se hoje você nem mesmo estiver devidamente conectado à internet ou se a sua empresa ainda não está tirando proveito da web e da tecnologia mobile, existe uma grande possibilidade de ser engolido muito antes de a realidade virtual se disseminar.
Essas são apenas duas pequenas evidências de que o mundo analógico não existe mais. Como eu disse no início – alguém, em algum lugar, está desenvolvendo algo que irá mandar a sua carreira ou a sua empresa para o passado. E é por isso que você precisa ficar antenado para que possa prever e evitar esse destino. Como? Faça primeiro. Antecipe essas tendências e descubra como elas podem afetar você, sua vida, seus negócios, e então procure uma forma de se adaptar. O progresso é cada vez mais rápido e é irrefreável, mas isso não significa que você precisa ficar para trás. Pare de resistir contra a onda. Surfe.
Gabriela Besen Pedroso – www.gabrielapedroso.com.br