Contraponto

Comerciantes do meu tempo

Comerciantes do meu tempo

Chegando ao colunista, com gentil dedicatória do autor, o livro Comerciantes do meu tempo – Décadas de 1950 a 1980, do criciumense João Abel Benedet e que retrata uma das mais importantes épocas do varejo na capital do carvão, claro com destaque para seu próprio negócio, a Casa Imperial, há mais de 50 anos, ao da esposa, Maria Irene. No livro textos relacionando Laguna, como a Galeria Gigante, lá gerenciada por Carlos Alberto Neto, o conhecido Goiaba, Otávio Búrigo (pai do Djalma), Carlos Hoepcke, Angeloni, cuja segunda filial instalada fora de Criciúma, foi aqui, Armazém Matias Paz, ele natural de Ribeirão Pequeno, Casa América, dos pais de Manoel Oliveira, o Manequinha Nelma e Armarinho Irmãos Góes (Ernesto e Décio), que também tinham lá o Rápido Sul Catarinense, empresa de ônibus que fazia a linha Criciúma/Laguna, passando pelo Farol de Santa Marta.

 

– AÇÕES CONTRA O INSS –  CRÉDITOS ESTÃO À DISPOSIÇÃO

Conforme edital que está sendo publicado na edição de hoje, do Jornal de Laguna, credores incertos e desconhecidos do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, estão sendo intimados para, em 30 dias,  receberem créditos previdenciários oriundos de ações movidas contra o INSS em que a parte favorecida, com o depósito, não sacou o valor de seu crédito ou o valor integralmente, deixando a diferença referente a correção monetária e juros do período verificado  entre o depósito e o saque, desde 6 de outubro de 1993, através de advogado e com petição direcionada para o Juiz da 2ª Vara Cível de Laguna, dr. Paulo da Silva Filho.

 

PREFEITO EVERALDO

Através da imprensa de Tubarão, no fim de semana soube-se que o prefeito Everaldo dos Santos, de uma vez por todas, abdicou da candidatura à reeleição, preferindo concluir o mandato e mais do que isso, partir para uma nova missão.

 

CONVENÇÕES

Pelo menos, dois partidos com diretórios na cidade, já anunciam suas convenções: o PSDB e o PP para a próxima quarta-feira (20) e o PSC para o dia 23, que tem Renato Borges de Oliveira para concorrer a prefeito. Há quem duvide que elas serão  concluídas no mesmo dia, na verdade continuando abertas até o “apagar das luzes”, em 5 de agosto. A conferir. Fala-se muito que o PSDB daria o vice (Nazil Bento Junior) numa coligação  com o PP ( que anuncia Samir Ahmad), assim como o PMDB  daria o cabeça de chapa (Mauro Candemil) numa composição com o PSD, que indicaria o vice (Julio Willemann). Não se sabe como ficarão Tanara Cidade de Souza, do PT e Róger da Silva, do PDT. Sem contar que Luis Fernando  Schiefler Lopes, garante que colocará seu nome à disposição do PP, para concorrer a prefeito. Até 5 de agosto, certamente, rolará muita água por debaixo da ponte…

 

PONTICELLI PARA PREFEITO EM TUBARÃO

Ex-deputado Joares Ponticelli lança às 10h30 de amanhã (16), no salão paroquial de Oficinas, a pré-candidatura a prefeito de Tubarão, em ato que contará com a presença do deputado Esperidião Amin. O vice será o vereador Caio Tokarski, do PSD. Além do PP e PSD, estarão na coligação o PSB, PCdoB e outros partidos.

 

REUNIÃO ESTADUAL DO SESC

Terminou ontem (14), em nossa cidade interessante reunião estadual do SESC, envolvendo32  gerentes e diretores, além de assessores e outros profissionais da instituição, visando a avaliação de resultados e discussão de propostas especialmente em relação ao turismo social e cultural. Ao final do encontro, ontem, o grupo de visitantes foi levado para um pequeno tour, conhecendo de perto os atrativos da terra de Anita.

 

RECESSO

Desde o dia 4, devendo ir até o dia 29, os vereadores lagunenses estão em recesso, com volta prevista para 1º de agosto. No mesmo período, hoje, o expediente para os funcionários é das 13 às 17h.

 

REFORÇOS NA OLIMPIADA

Cinco  policiais militares (sargento Pavanatti, cabos Paulo Sérgio e Sérgio e soldado Esteves) da Guarnição Especial de Polícia Militar de Laguna, já estão no Rio de Janeiro para auxiliar na segurança dos Jogos Olímpicos.

 

TOCHA EM LAGUNA

Por questão de justiça é bom que se registre que a inclusão de Laguna no roteiro da tocha olímpica, foi reivindicada junto a então ministra Marta Suplicy, pelo prefeito Everaldo dos Santos e pelo então secretário João Carlos Moraes, de Turismo.

 

REPASSE PARA A APAE

A exemplo de outras Apae´s, a de Laguna também teve queda no recebimento de repasse estadual, registrando R$ 12.758,05 em junho de 2016, contra R$ 16.215,67 no mesmo período em 2014.

Deixe seu comentário