Happy Hour

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A coluna de hoje tem o patrocínio da IdeaBox, empresa de publicidade e marketing deste que vos fala! Sim. Eu mesmo! Sou formado desde 2012 em publicidade e propaganda e já há 8 anos trabalho na área. E, agora, além disso, resolvi também trazer, em doses homeopáticas, algumas matérias sobre comunicação, empreendedorismo e o mundo dos negócios, para saciar a sede de informação de empresários e empreendedores que nos acompanham.

Uns tempos atrás eu dei algumas dicas bem báscias pra você que quer sua empresa presente no Facebook, que você pode procurar no Jornal de Laguna do dia 27 de maio ou no meu site: ideiaquecontagia.com.br
Se você não se lembra ou não quer ler a matéria inteira, vou refrescar sua memória rapidamente:
1 – Crie página, não perfil.
2 – Não basta ser página, tem que participar.
3 – Facebook não é página de classificados ou anúncios.
4 – No “pay”, no gain.
5 – Se você não sabe fazer, peça pra quem sabe.
Supondo que você é o “marketeiro” por trás de alguma página e não precisa da ajuda da Idea Box pra gerenciar suas redes sociais, então as próximas linhas serão úteis pra você, jovem Padawan, que quer se tornar um Mestre Jedi nas artes místicas do Marketing Digital.

Nem toda hora é uma boa hora no Facebook
O grande erro da maioria das empresas que começa no Facebook é achar que é só postar e deu. Milagre!
Ledo engano, meu amigo! Além de todo o trabalho de criar postagens interessantes e relevantes para o seu público, você ainda precisa ter o “feeling” pra acertar o momento da publicação e, assim, alcançar o maior número de pessoas. Este é o seu “Alcance Orgânico”.
O Facebook usa algoritmos pra definir se sua publicação é relevante e para quem ele deve mostrá-la. Desta forma, de todos os seus seguidores, apenas uma pequena fração deles terão a “honra” de ver o que você postou. Dizem as más línguas que o alcance orgânico não passa de 20% na maioria dos casos.
Obviamente que para aumentar o alcance, acertar no momento da postagem, faz toda diferença. Assim você também evita de ficar refém do Facebook Ads e precisar pagar para aparecer para mais gente.

Mas qual a hora certa pra postar?
A resposta é simples: Não sei!
Mentira. Eu sei. Mas sei os melhores horários para as páginas que administro e para o público delas. Você vai precisar fazer isso com a página que administra também. Claro que existem os chamados “horários nobres” do Facebook, que você pode ver em um gráfico lá no meu site: ideiaquecontagia.com.br/blog/facebook-saiba-hora-certa-pra-postar/
Mas, basicamente, o que mostra o gráfico é que os horários em que geralmente há mais movimento são as terças, quartas e quintas, com picos às 11h e 21h. E ao contrário do que muitos pensam, os finais de semana tem baixo movimento.

Como descobrir o melhor horário pra postar?
Você pode usar o estudo acima como parâmetro. Com certeza ele lhe ajudará. Porém será preciso uma análise maior pra aumentar cada vez mais o alcance de suas publicações. E a melhor forma de saber isso é na base da tentativa. Poste em horários diferentes e vá identificando o retorno. Você pode acompanhar isso nos relatórios das postagens de sua página, vendo quantos foram alcançados, quantos curtiram, faixa etária e etc.
Uma boa dica é olhar para o seu perfil e ver quantos amigos estão online. Você provavelmente tem um perfil pessoal vinculado a página como administrador, correto? Quando for postar, olhe pra barrinha onde mostra seus amigos online. Escolha os horários com mais gente ativa e provavelmente você alcançará mais pessoas.

Mas só postar no horário que tem mais gente não resolve!
Meio contraditório, não é!? Pois então… Redes sociais é isso aí.
Você pode postar na hora em que tem bastante gente online. Mas provavelmente outras empresas também estarão fazendo isso na mesma hora que você. Aí corre o risco de sua postagem ficar perdida no meio de tantas outras.
Por isso, mais uma vez, vemos a importância de monitorar e tentar publicações em horários alternativos.

Mas se tudo isso ainda for um bicho de sete cabeças pra você
Fale com a Idea Box, minha empresa. Trabalho há 8 anos com marketing, design gráfico, redação, criação de conteúdo e mídias sociais. Dá uma olhada no meu portifólio: ideiaquecontagia.com.br
E confira o restante da matéria lá no meu blog. Tem mais dicas por lá!

 

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