★05/01/1915
✝10/05/1998
O nosso focalizado era filho de Ema (Brandl) e de Manoel Olavo da Rosa, nascido aqui a 5 de janeiro de 1915. Fez os estudos primários e complementar no Grupo Escolar Jerônimo Coelho e formando-se em 1933, Farmácia pelo Instituto Politécnico de Florianópolis.
Iniciou sua vida profissional atuando na Farmácia América, de propriedade de seu pai, até que em setembro de 1940, recebeu a autorização da Diretoria de Higiene de Santa Catarina para assumir a responsabilidade técnica da filial lagunense da farmácia da firma Carlos Hoepecke S/A, cargo que exerceu até o fechamento da mesma, em 1974. Atencioso com todos e sempre pronto a servir ao próximo, mesmo depois de terminado o horário, voltava ao estabelecimento, ainda que fosse para vender uma simples cibalena. Ainda hoje, não são poucas as pessoas que falam com carinho do “seo” Waltinho.
Em 20 de setembro de 1941 contraiu núpcias com a também lagunense Delormes Baião, com quem teve os quatro filhos Carlos Augusto, Ema Maria, Antonio Carlos e Maria da Graça, que lhes deram sete netos e nove bisnetos.
Gentil com todos aqueles que precisavam de seus préstimos, logo muito bem visto e conhecido por toda a comunidade, aceitou convite do dr. Paulo Carneiro, concorreu e foi eleito vereador mas, curiosamente não quis assumir, cedendo a vaga para o sr. João Wendhausen.
No esporte Walter Brandl da Rosa brilhou como remador do Clube Náutico Almirante Lamego.
Na área social foi diretor do Clube Blondin, Casa da Esperança e do Centro Espírita, Fé, Amor e Caridade. Faleceu em 10 de maio de 1998.