Olá, mais uma semana chega ao fim. E hoje, nesta sexta feira, que tal preparar um cantinho em sua casa para colocar a mão na terra durante o final de semana e fazer uma horta? Convide seus familiares para ajudar e quem tiver criança, aproveite para brincar, plantar e ensinar.
Criar uma horta é muito simples. O espaço não precisa ser grande. Você consegue colocar uma floreira com verduras até num cantinho da varanda ou então suspensa em uma parede. Se tiver mais espaço pode aproveitar uma determinada área do terreno para fazer este plantio. Aconselho fazer um pouco mais alta; é melhor para manusear. Mas caso não consiga, um banquinho ajuda a não forçar muito a coluna ao se agachar.
Não é muito difícil saber o que usar para se preparar uma hortinha doméstica. Mas tenho umas dicas que talvez você não conheça. Então, você vai precisar de:
1 – Um vaso, floreira ou canteiro. A diversidade de vasos a se utilizar é grande, cerâmica, fibra de polietileno, cimento, cachepôs enfim, dependendo do vaso utilizado, sua horta também pode decorar o ambiente. Um manjericão num vaso de cerâmica fica lindo! Ou então um alecrim ou lavanda! Super charmoso e funcional.
2 – Terra adubada. Gosto de misturar com esta terra barro vermelho e também esterco de galinha. Esta mistura é poderosa e faz diferença;
3 – Mudas de verduras, temperos ou chás. Escolha as mudas que você costuma utilizar. Têm as variedades de alface como o liso, o roxo, o crespo o americano, rúcula, couve, salsa, cebolinha, pimentão, agrião, tomate, pimenta, orégano, coentro, alecrim, sálvia, tomilho, arruda, hortelã e diversas outras. Liste o que mais gosta e incremente com algumas ervas ou verduras que queira incluir em seu dia a dia. Prefiro plantar em mudinhas. Elas têm um custo baixo e crescem mais rápido que as sementes.
4 – Mão na massa. Encha o vaso escolhido com a mistura do substrato indicado. Não se esqueça de colocar uma telinha no buraco do vaso, para evitar que ele entupa e não drene o excesso de água. Plante suas mudinhas deixando o espaçamento necessário para que ela caiba ali depois de grande. Uma alface precisa de mais espaço que a cebolinha que cresce para cima. Em média um espaço de 0,15 centímetros entre mudas. Suja as mãos, sinta a natureza. Depois regue e deixe ao sol. Caso não chova, molhe conforme necessário. A umidade da terra vai dizer se ela quer água ou não. Se estiver seca, está com sede!
Precisamos basicamente destes itens para se fazer uma horta em casa. Claro que devemos incluir a vontade de fazer e a atitude de começar e terminar. Pois sei que às vezes a gente tem muitas idéias e vontades, mas não as colocamos em prática por falta de iniciativa. Então iniciativa, ação e conclusão são fundamentais! Bora!
Amo fazer horta com as crianças. Esse ato tão simples é muito enriquecedor para os pequenos. Ali, eles vão plantar seu próprio alimento, vão colher e comer. Vão entender o que é alimento orgânico, saudável e com certeza vão valorizar mais a natureza. Diante deste mundo onde muitas crianças vivem fissuradas pelo celular, cabe aos adultos resgatar a simplicidade e ensinar mais sobre nossa querida Mãe Natureza.
A dica está dada. Com iniciativa, ação e conclusão você terá uma horta a sua disposição que em aproximadamente 20 dias estará lhe oferecendo verduras, chás e temperos bem fresquinhos e livres de agrotóxicos.
Como sempre, fico a sua disposição pelo meu email ilapinheiro@yahoo.com.br ou pelo facebook da Jóia Garden, onde convido você a curtir esta página e ficar mais por dentro das novidades sobre paisagismo. Bom final de semana. Não perca tempo, faça sua hortinha!
Por:
Maria Ila M. P. Borges
Empresária e Jardinista
ilapinheiro@yahoo.com.br