Com frequência ouvimos especialistas falarem a respeito desse tema. Nas organizações,percebemos uma preocupação cada vez maior em desenvolver essa habilidade. Mas, afinal, o que significa inteligência emocional?
Inteligência Emocional é a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e das pessoas com quem convivemos. A partir do momento que conseguimos identificar nos tornarmos aptos a nos motivar, a fazer a gestão de nossas emoções e a conduzir de forma mais assertiva nossos relacionamentos. Muitas pessoas são inteligentes intelectualmente, conhecem muito sobre assuntos diversos, aprendem vários idiomas, tiram notas boas, mas carecem de inteligência emocional. Por exemplo, quem nunca teve um líder extremamente agressivo, um professor rancoroso, um amigo indelicado. Tenho certeza que você se lembrou de vários nomes, certo? Por isso,é tão importante desenvolver essa habilidade, já que resultados de pesquisas apontam que ser inteligente emocionalmente é responsável por cerca de 80% das competências que diferenciam líderes espetaculares dos medianos. Por tal razão, o mundo corporativo está dando valor e abrindo portas para quem apresenta essa habilidade.
E como saber se você possui essa habilidade? Na verdade, todos possuímos, porém nem todos usamos com toda a sua potência ou de maneira correta. Há testes psicológicos que identificam essa habilidade, mas como nem sempre todos tem acesso, seguem algumas dicas para ajudá-lo a pensar sobre sua inteligência emocional. Ah, o primeiro passo é ter consciência, por isso o convite para as dicas. Elas vão te tirar do piloto automático, te fazer pensar e, como consequência, ter clareza sobre você mesmo.
1. Saber descrever suas emoções por exemplo: estou frustrado, triste, feliz. Saber identificar com clareza como se sente;
2. Conhecer seu lado mais frágil e suas forças para identificar o momento de recuar ou de avançar;
3. Interpretar os sentimentos e intenções de outras pessoas, colocar-se no lugar do outro, ser empático – de verdade;
4. Saber dizer não quando precisamos colocar limites em nossas relações. Rejeitar propostas, trabalhos ou qualquer outra coisa que sabemos que por mais interessante que sejam, não irão nos beneficiar e conseguimos dizer NÃO, mesmo querendo dizer SIM. Isso, sem se preocupar com o que irão pensar sobre você, pois você tomou decisões baseada em seus valores.
5. Perdoar-se! Significa que você consegue lidar com seus fracassos de forma madura. Como assim? Não ignorando nossos erros, mas buscando entender como não fazê-lo novamente.
6. Não cultivar sentimentos e pessoas tóxicas. Pessoas com inteligência emocional conseguem perdoar os outros também e isso evita que se alimentem de sentimentos ruins, como consequência, tem uma saúde melhor e pensamentos mais positivos.
7. Ter consciência e não querer a perfeição. Saber que não há perfeição, apenas respostas que damos diante de acontecimentos e que essas respostas podem ser melhores quando não olhamos para os acontecimentos que passaram como um fator que irá predizer nosso futuro, mas sim como uma possibilidade de aprendizado. A perfeição não existe, o que existe é sua escolha em ser melhor a cada dia.
Se você se encaixou nos itens acima pode considerar que atualmente você consegue usar de forma assertiva sua Inteligência Emocional. Caso não tenha se encaixado, quem sabe hoje não é uma grande oportunidade para incluir em sua rotina os itens acima? Criando novos comportamentos e hábitos mais positivos você poderá aperfeiçoar os resultados de sua vida e isso vale para qualquer área, relacional profissional, familiar e financeira. Pense nisso! Até a próxima semana.
Por:
Leticia Zanini
Master Coach, Psicóloga e Diretora da Perfil Dois Coaching e Assessoria. É instrutora do Curso de Formação de líderes Coach Smart e Formação de Coaches by Creative Learning Institute.