Letícia Zanini

Empatia, uma habilidade necessária!

Recentemente vivemos momentos dolorosos com a trágica e prematura perda dos campeões da Chapecoense. Sabe porque sentimos tanta tristeza e dor? Por que somos seres empáticos, nos colocamos no lugar dos filhos que ficaram sem pais, das mães que nunca mais verão seus filhos e, consequentemente, como vivenciamos alguns desse papéis, conseguimos sentir a dor do outro. Isso é empatia! É conectar-se tanto ao próximo que nos possibilita sentir o seu sentimento. Por isso, é fundamental para relacionamentos saudáveis, ou melhor, para uma vida mais interessante, que coloquemos em prática essa habilidade.
Dentro das empresas, nos relacionamos com muitas pessoas, cada uma diferente, nem melhor e nem pior, apenas diferentes. Por isso, quando há empatia conseguimos entender essas diferenças sem que elas sejam barreiras para uma convivência saudável.
Quando praticamos essa habilidade, entendemos a dificuldade do outro e contribuímos com mais naturalidade, tornando mais fácil o alcance de metas maiores do que quando é levado em conta apenas o resultado pessoal. Incentivar esta habilidade dos colaboradores harmoniza o ambiente de trabalho e promove a construção de elos mais significativos para a empresa.
Não existe fórmula milagrosa para nos tornarmos mais empáticos, existe, sim, a prática de alguns comportamentos que podem nos ajudar a desenvolvê-la.
–    Ouvir e Observar: Ao ouvir e observar os diferentes perfis das pessoas com as quais convivemos – desde as mais tímidas e introvertidas, até as mais extrovertidas e falantes – conseguimos aprimorar o nosso dom de criar conexões.Procure interagir com as pessoas, sem pré-julgamentos e, sempre que possível, estimule diálogos que demonstrem um real interesse em percebê-los de forma sistêmica, considerando seus pontos fortes e fracos. Entretanto, esteja mais focado aos pontos fortes.
–    Autocontrole e equilíbrio:Quando nos relacionamos com perfis difíceis, não tome isso como u ma experiência negativa, aproveite para aprender a exercitar seu autocontrole e paciência. Ao se deparar com perfil mais hostil ou agressivo, respire, fale pausadamente e em tom de voz moderado para que você não se desestruture, se isso acontecer, você não irá conseguir colocar-se no lugar do outro. Exercitando seu autocontrole você poderá exploramos a sua própria capacidade de afeição e interesse pelo próximo.
E assim, praticando mais a empatia, nos tornaremos pessoas e profissionais melhores. Não é isso que tanto buscamos? Até semana que vem!!

Por:
Letícia Zanini
Master Coach, Psicóloga e Diretora da Perfil Dois Coaching e Assessoria. É instrutora do Curso de Formação de líderes Coach Smart e Formação de Coaches by Creative Learning Institute.

Deixe seu comentário