Gestores que não conduzem equipes de maneira qualificada, são considerados os principais causadores de insatisfação dos brasileiros com a qualidade de vida no trabalho. Esse dado foi levantado no Love Mondays uma comunidade profissional que reúne avaliações dos colaboradores sobre os locais onde trabalham. Confira os dados da pesquisa:
Motivo para insatisfação com a qualidade de vida Porcentagem de menções
-Liderança fraca 13%
-Desequilíbrio entre vida pessoal e profissional 11,5%
-Falta de reconhecimento 10,3%
-Pressão excessiva 9,8%
Fonte: Site Love Mondays.
Interessante, não? Principalmente se você for um gestor ou liderado por um. Importante pensarmos sobre o que esses dados querem nos dizer.
A palavra é insegurança, como assim? Insegurança no sentido de não perceber o líder como alguém que está guiando seus caminhos. A falta de um líder mentor, alguém que lhe conduz durante sua jornada, gera insegurança no profissional com relação ao seu futuro e aos resultados.
Muitos gestores não são claros com relação ao direcionamento das ações com suas equipes e isso gera sentimentos negativos. Como consequência, as ações da equipe não são tão qualificadas e assertivas. Quem perde? A organização.
Investir nas pessoas, principalmente nas pessoas que lideram outras pessoas, é a chave mestra da mudança dentro do mundo corporativo. Líderes qualificados, pressionam menos, ensinam mais e como consequência, permitem que as pessoas trabalhem com saúde psicológica. Além do mais, um ambiente de trabalho motivador, nos torna mais felizes e afinal, quem não quer isso? Pense a respeito.
Por Letícia Zanini: Master Coach, Psicóloga e Diretora da Perfil Dois Coaching e Assessoria.