Hora CFNP

A influência familiar na decisão profissional dos filhos

Os estudantes dos 9º anos estão começando a entender como é a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa. Para isso, estamos treinando com temas variados. Algumas construções:

A influência familiar na decisão profissional dos filhos

A escolha de uma faculdade e de uma carreira profissional é uma das etapas mais importantes da vida, pois são essas escolhas que determinam o futuro de uma pessoa, e a ajuda de familiares, amigos e professores sempre são muito bem-vindas.
Porém existem alguns problemas em relação a ajuda desses familiares, um exemplo é que às vezes os pais querem escolher a faculdade de seus filhos, por quererem que sigam carreiras iguais, ou por acharem determinada faculdade melhor que outra.
Além disso, essa interferência na escolha causa muito abandono de cursos superiores, e de acordo com uma pesquisa do Serviço de Orientação Profissional da Universidade de São Paulo “44% desistiram pois escolheram apenas por influência ou desistiram pois era mais fácil de entrar, 31% por falta de conhecimento do curso e 13% por insatisfação com o mercado de trabalho na área”, ou seja, a maior parte dos alunos que desistiram são porque foram influenciados e depois se arrependeram da decisão.
Por outro lado, a interferência dos pais pode ser necessária, pois as vezes os jovens pensam que estão fazendo a escolha certa e na verdade escolheram um curso que no futuro não terá muitas oportunidades de emprego, e nesses casos os pais precisam alertar seus filhos para garantir um bom futuro para eles.
Com isso podemos perceber que a interferência dos pais na escolha profissional dos filhos é necessária, porém precisa ter alguns limites, os pais precisam ajudar em um momento como esse, e não devem forçar essa escolha para que não ocorram desistências e o jovem continue a se dedicar na faculdade que deseja. Aluna: Ana Cláudia – Silveira/ 9ºA

Deixe seu comentário